Tauá – Igreja Matriz Nossa Senhora do Rosário


Imagem: Google Street View

A Igreja Matriz Nossa Senhora do Rosário, em Tauá-CE, foi construída em 1762 e, em volta dela, cresceu a cidade de Tauá.

COEPA – Conselho Estadual de Preservação do Patrimônio Cultural do Estado do Ceará
Nome atribuído: Igreja Matriz Nossa Senhora do Rosário
Localização: R. Cel. Lourenço Feitosa – Tauá-CE
Número do Tombamento: Nº 029

Descrição: Situada á margem esquerda do rio Trici, a Igreja matriz de N. Sra. Do Rosário foi construída em 1762 e, em volta dela, cresceu a cidade de Tauá. Situada em terreno mais elevado, ainda se destaca na paisagem urbana, como ponto focal da Praça Dr. Alberto Feitosa lima.
De desenho simples, com poucos ornamentos, a edificação possui planta retangular, nave principal e naves laterais ligadas à capela-mor por arcos plenos, possivelmente acrescidas em época posterior. Se parando a nave principal das duas laterais, grossas paredes de 1,00m de espessura, formam quatro arcos plenos com detalhes em alvenaria de cada lado.
Os altares são trabalhados em alvenaria e sobre a nave principal, existe uma abóbada em pedra bruta, característica marcante da construção, que a distingue das demais da região. A imagem da padroeira, no altas principal, foi importada de Portugal ainda na época da colônia. O forro do altas é executado em madeira, pintado de azul com detalhes na cor prata. A igreja não possui coro, destacando-se a abóbada da nave como significativo elemento arquitetônico do templo.
A sacristia ocupa toda a parte posterior da edificação, com três janelas dando para os fundos e mais duas portas nas laterais. A coberta é aparente, com telhas de barro originais da época da construção. A coberta do altar destaca-se pela parte externa, mais elevada que as demais.
O frontispício apresenta frontão central encimado por pequenos coruchéus, evidenciando influências barrocas. Acima da portal principal, duas janelas pintadas de marrom, com molduras pintadas de amarelo. Correspondendo às naves laterais, duas portas com molduras em alvenaria formando arcos, encimada a do lado direito por duas envasaduras contendo os sinos, e, a do lado esquerdo, por uma imagem da Virgem pintada sobre base de madeira. Na parte superior, nos dois lados, frontões triangulares coroam a edificação. Com o acréscimo, a fachada adquiriu aspecto mais pesado, diferente da concepção original, mais elegante.
As fachadas laterais e de fundos são bastante simples, caiadas de branco, apresentando janelas e portas originais , pintadas na cor marrom e molduras em alvenaria pintadas de amarelo. Vêem-se ainda, nas laterais, os frisos das cornijas e os beirais aparentes.
À frente da igreja, há um cruzeiro sobre base de tronco de pirâmide, no centro da escadaria de acesso. O adro encontra-se em nível mais elevado que a rua, com escadas laterais em forma de círculo.
Fonte: Coepa.

Prefeitura Municipal de Tauá-CE
Nome Atribuído: Igreja Matriz Nossa Senhora do Rosário
Localização: R. Cel. Lourenço Feitosa – Centro – Tauá-CE
Processo de Tombamento: Processo Tombamento de nº 07/2006
Livro de Tombo Histórico: Inscrição n° 6

Descrição: A Igreja Matriz Nossa Senhora do Rosário, construída em 1762, ainda é hoje o principal templo católico e no espaço em frente, o povo se reúne em concentrações públicas e festividades populares.
Fonte: Prefeitura Municipal.

Escute áudios com a história de Tauá

FOTOS:

MAIS INFORMAÇÕES:
Coepa


Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.