São Gonçalo do Amarante – Igreja Nossa Senhora da Soledade


Imagem: Google Street View

A Igreja Nossa Senhora da Soledade, em São Gonçalo do Amarante-CE, em terreno de aproximadamente 8.000m², no litoral oeste do estado.

COEPA – Conselho Estadual de Preservação do Patrimônio Cultural do Estado do Ceará
Nome atribuído: Igreja Nossa Senhora da Soledade
Localização: Distrito de Siupé – São Gonçalo do Amarante-CE
Número do Tombamento: Nº 015
Resolução de Tombamento: Decreto Nº 21.308, de 13/03/1991

Descrição: A Igreja Nossa Senhora da Soledade situada do distrito de Siupé, município de São Gonçalo do Amarante, litoral oeste do estado, em terreno de aproximadamente 8.000m², domina o centro da grande praça, ao redor da qual foram edificadas pequenas casas, característica das antigas vilas missionárias – missões religiosas ocorridas no Brasil. Frente à entrada do templo, foi localizada a base do cruzeiro, que hoje se conserva com suas características originais.
O resultado da análise arquitetônica leva a crer que a edificação da igreja obedeceu a duas etapas construtivas em diferentes períodos. A primeira composta originalmente pela nave e capela-mor e a segunda corresponde à construção da sacristia, à direita da capela-mor. A fachada principal desprovida de elementos decorativos, com uma concepção simples, marcada pelo frontão reto é encimada por base com cruz. Coroando os extremos das grandes pilastras laterais, encontram-se dois pináculos com características do século XVIII. Simetricamente ao eixo da fachada, tem a porta ladeada, na altura do coro, por duas janelas, Ao centro das quais, mais acima, abriu-se um pequeno óculo.
Ao tempo das primeiras penetrações no território cearense, as terras onde hoje se localiza o município de São Gonçalo do Amarante eram habitadas por índios de várias nações, principalmente anacés – origem de Anacetaba – primeiro nome de São Gonçalo. As investidas do português visando o povoamento da região tiveram início com a concessão das primeiras Sesmarias na década de 1680, onde surgiram alguns núcleos populacionais, como São Gonçalo, Siupé…
Acredita-se que a construção da igreja de Siupé tenha se dado entre 1730 e 1737, nas terras doadas ao Sargento-mor Antônio Marques Leito, pois a partir de 1737 foram encontradas referências a atos litúrgicos como batizados, casamentos, enterros nos livros de assentamento daquela igreja.
Em 1741, o Sargento-mor e sua mulher Apolônia da Costa fizeram o encapelamento e o aumento do patrimônio da igreja, em cumprimento ao que determinava a Carta Régia de 12 de novembro de 1710.
Fonte: Coepa.

FOTOS:

MAIS INFORMAÇÕES:
Coepa
Wikipedia


Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.