Maceió e Marechal Deodoro – Filé


Imagem: Governo do Estado

A Renda Filé é uma das marcas do artesanato de Alagoas e tipicamente uma manifestação do complexo estuarino Mundaú-Manguaba.

SECULT-AL – Secretaria de Estado da Cultura de Alagoas
Nome atribuído: Filé
Localização: Cidades de Água Branca e Marechal Deodoro-AL

Descrição: O Filé é uma das marcas do artesanato de Alagoas e tipicamente uma manifestação do complexo estuarino Mundaú-Manguaba, e os maiores núcleos de produção estão localizados nas cidades de Maceió – nos bairros do Pontal da Barra e Riacho Doce – e de Marechal Deodoro. Filé é uma corruptela do francês filet, rede, numa clara alusão ao ofício da pesca com redes.
A origem do filé é desconhecida, mas o processo de feitura não deixa dúvida de que surgiu a partir da rede de pesca. Também não se sabe quando chegou a Alagoas, vindo do bojo das múltiplas influências européias assimiladas pela sociedade brasileira nos primórdios de sua formação. Certamente, pela contingência histórica, foram mulheres portuguesas as primeiras a transmitirem os conhecimentos de além-mar. Ainda hoje, algumas comunidades lusitanas mais tradicionais conservam a prática do filé, embora já se perceba certo distanciamento entre os padrões do produto lá e os desse lado do Atlântico.
O filé consiste num trabalho de tecelagem manual disposto sobre uma base em rede. A primeira etapa do trabalho consiste na preparação dessa rede, ou grade, com linha resistente utilizada em agulha de jenipaparana, árvore da família das lecitidácias e hoje escassa na região. A agulha é igual àquela utilizada para a confecção da rede de pescar, embora menor e mais fina. A dimensão da malha é definida pelo molde, palheta de bambu bem polida. Depois de pronta, a rede é logo engomada para facilitar o trabalho e, em seguida, esticada no tear.
Fonte: Secretaria de Estado da Cultura.

FOTOS:

MAIS INFORMAÇÕES:

Relatorio de Mapeamento Alagoas – IPHAN
Secretaria de Estado da Cultura
Instituto do Bordado Filé
ArteSol
INPI
Congresso do Algodão


Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.