Maceió – Igreja Nossa Senhora do Ó de Ipioca


Imagem: Arquitetura alagoana

A Igreja Nossa Senhora do Ó de Ipioca, em Maceió-AL, foi criada em 22 de janeiro de 1795, ao estilo colonial e com um cruzeiro na frente.

SECULT-AL – Secretaria de Estado da Cultura
Nome atribuído: Igreja N. Sra. do Ó
Localização: Rua do Cruzeiro, esquina com Rua da Mangueira – Floriano Peixoto – Maceió-AL
Processo de Tombamento: 5232/82
Resolução de Tombamento: Decreto Nº 5.280, de 08/06/1982
Livro de Tombo dos Edifícios e Monumentos Isolados

Descrição: Localizada no bairro de Ipioca, a 23 km da capital Maceió, de acordo com o Jornal Gazeta de Alagoas, de 10 de fevereiro de 1973 (reportagem transcrita em parte em Lima Júnior (2002), a Paróquia de Nossa Senhora do Ó foi criada em 22 de janeiro de 1795, igreja edificada ao estilo colonial e com um cruzeiro na frente.
A partir de autores referenciados por Ferrare (2007), existem indícios de que a torre sineira da igreja foi construída tempos depois da data da construção da igreja, para receber três sinos, porém, atualmente só existem dois, pois o terceiro desabou, em data não especificada, estando desde então no Instituto Histórico de Alagoas, para que seja conservado. Na própria peça está escrito que foi feita em 1858, em Coruripe, pelo artesão Nicolau de Oliveira e Silva.
Sua planta é composta por nave única, capela-mor, sacristia, consistório, coro e torre. Há indícios que abaixo do consistório da igreja atuava um cemitério, o que é evidenciado pelas catacumbas nas paredes.
Segundo Lima Junior (2002), foi nessa igreja que Floriano Peixoto foi batizado, com um ano de idade, em 30 de abril de 1840.
Fonte: Arquitetura Alagoana.

FOTOS:

PANORAMA 360 GRAUS

VÍDEO:

Fonte: Prefeitura de Maceió.

MAIS INFORMAÇÕES:
Prefeitura Municipal
Arquitetura alagoana


Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.