Maceió – Bairro de Jaraguá


Imagem: Google Street View

O Bairro de Jaraguá, em Maceió-AL, onde se localiza o porto de mesmo nome, possuía localização privilegiada na primeiramente capitania.

SECULT-AL – Secretaria de Estado da Cultura
Nome atribuído: Bairro de Jaraguá
Localização: Jaraguá – Maceió-AL
Processo de Tombamento: SGC 9831/83
Resolução de Tombamento: Decreto Nº 6.601, de 19/11/1984
Livro de Tombo dos Conjuntos Urbanos e Sítios Históricos

Descrição: Maceió deve seu desenvolvimento ao Porto de Jaraguá, que possuía uma localização privilegiada na primeiramente capitania, logo após, província de Alagoas. Graças ao porto, a cidade alcançou um crescimento tal que motivou a mudança da capital da província para Maceió. O local passou a ter um grande fluxo de comércio, contando com muitas lojas e armazéns.
Na segunda metade do século XX veio a decadência do bairro, sendo aos poucos abandonado, tanto pelo comércio quanto pelos moradores. Na década de 1990, a prefeitura iniciou um projeto de revitalização, restaurando ruas e casarões. Boates e casas de shows foram abertas, assim como uma faculdade privada, a FAN – Faculdade de Negócios, e mais agências bancárias. Porém, nos últimos anos, o bairro novamente sofreu desvalorização, a despeito dos constantes investimentos dos governos locais.
O bairro é sede da Prefeitura, do Museu de Arte Brasileira, da Associação Comercial de Maceió e do Centro de Convenções, construído recentemente para receber eventos de grande porte na cidade. Jaraguá também conta com uma estação do Sistema de Trens Urbanos de Maceió, a Estação Jaraguá, inaugurada no dia 20 de outubro de 2017.
Fonte: Wikipedia.

Descrição: O polígono de tombamento a que se refere este Decreto inicia na interseção dos eixos da Av. Maceió com Rua do Uruguai, (ponto 1) e segue pela Av. Maceió até encontrar uma perpendicular que passa pela parte posterior da igreja de Santa Cruz, (ponto 2) seguindo até encontrar o eixo da Rua Zeferino Rodrigues, (ponto 3) continuando pela mesma rua, em sentido sudeste, até encontrar o eixo da Rua Epaminondas Gracindo, (ponto 4) onde deflete pelo eixo da mesma até encontrar o eixo da Rua Sampaio Marques, (ponto 5) seguindo em direção sudoeste até encontrar as margens do Oceano Atlântico, (ponto 6) continuando pelas margens do Oceano Atlântico, no sentido nordeste, até encontrar o prolongamento do eixo da Rua do Uruguai, (ponto 7) prossegue pelo eixo da mesma rua onde fecha o polígono no ponto 1.
Fonte: Secretaria de Estado da Cultura.

MAIS INFORMAÇÕES:
Secretaria de Estado da Cultura
Wikipedia


Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.