Maceió – Palacete Barão de Jaraguá


Imagem: Google Street View

O Palacete Barão de Jaraguá, em Maceió-AL, foi construído por José Antonio de Mendonça, Barão de Jaraguá, durante os anos de 1844 a 1849.

SECULT-AL – Secretaria de Estado da Cultura
Nome atribuído: Palacete Barão de Jaraguá
Localização: Praça D. Pedro II – Maceió-AL
Processo de Tombamento: 1721/84
Resolução de Tombamento: Decreto Nº 6.219, de 01/04/1985
Livro de Tombo dos Edifícios e Monumentos Isolados

Descrição: Criada em 26 de junho de 1865, a Biblioteca Pública Estadual é um local de construção do conhecimento, disponibilizando para os usuários todo tipo de informação. Os serviços fornecidos pela Biblioteca Pública baseiam-se na igualdade de acesso para todos. Seu acervo é composto de livros, folhetos, periódicos, manuscritos, CDs, diapositivos, CD-ROM, vídeos, fitas cassetes e livros em Braille.
O Prédio onde funciona a Biblioteca Pública Estadual, foi construído por José Antonio de Mendonça, Barão de Jaraguá, durante os anos de 1844 a 1849, o chamado PALACETE BARÃO DE JARAGUÁ, localizado no Largo da Matriz, atual Praça Dom Pedro II, foi residência daquele titular do Império, agraciado com o título de Barão em março de 1860.
Em reforma desde 2010, O projeto de Restauração é fruto do convênio firmado entre a Fundação Biblioteca Nacional (FBN) e o Governo do Estado de Alagoas, através da Secretaria de Estado da Cultura de Alagoas (SECULT), no sentido de dar apoio e dinamizar as ações desenvolvidas pela Biblioteca Pública Estadual, transformando-a em um centro cultural que facilite o acesso da visitação, tornando-a mais acessível e moderna.
Fonte: Mapa da Cultura.

FOTOS:

MAIS INFORMAÇÕES:
Secretaria de Estado da Cultura
Mapa da Cultura
IBGE


Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.