Taubaté – Companhia Taubaté Industrial


Imagem: Google Street View

A Companhia Taubaté Industrial, em Taubaté-SP, foi tombada por sua importância cultural.

CONDEPHAAT – Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico
Nome atribuído: Companhia Taubaté Industrial
Localização: Praça Félix Guisard, nº 11, 43, 117 e 120, e R. Vicente Costa Braga, e R. Armando Salles de Oliveira, nº 284 – Taubaté-SP
Número do Processo: 30006/1992
Resolução de Tombamento: Resolução SC-69, de 23/12/2017
Publicação do Diário Oficial: Poder Executivo, Seção I, 23/12/2017, p. 54-55
Tombamento Homologado

Descrição: Se trata de exemplar arquitetônico fabril de grande expressividade na região do Vale do Paraíba, que é relevante testemunho do emprego de princípios de urbanismo e de racionalização do uso do espaço urbano, determinantes para a construção de uma paisagem industrial peculiar na cidade de Taubaté. A Companhia Taubaté Industrial foi empresa de vanguarda nas transformações da relação entre empregados e empregadores. As relações trabalhistas transcenderam o ambiente fabril, impactando nas relações sociais dos trabalhadores. Tais edifícios são importantes para a perpetuação da memória operária industrial, de fundamental relevância para a compreensão da História paulista.
A empresa é um dos poucos remanescentes industriais do século XIX no Vale do Paraíba, sempre destacado pelo cultivo do café. A empresa representa as diversas fases da economia empresarial brasileira na República, com a associação do capital urbano e rural ao final do Século XIX, o ingresso de capital estrangeiro na primeira década de 1910, o retorno ao capital nacional com amplo incentivo do Governo Federal a partir da década de 1930.
Fonte: Processo de Tombamento.

FOTOS:

MAIS INFORMAÇÕES:
IBGE
Maria Cristina Martinez Soto
Wikipedia


Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.