Porto Acre – Seringal Bom Destino


Imagem: Setul

O Seringal Bom Destino, nos áureos tempos do primeiro ciclo da borracha, se destacou como grande exportador da mais valiosa matéria-prima da Amazônia.

DPHC – Departamento de Patrimônio Histórico e Cultural
Nome Atribuído: Seringal Bom Destino
Outros Nomes: Sítio Histórico e Ambiental do Seringal Bom Destino
Localização: Porto Acre-AC
Resolução de Tombamento: 16/03/2006
Uso Atual: Centro de Estudos de Abelhas Nativas

Descrição: O Seringal Bom Destino, nos áureos tempos do primeiro ciclo da borracha, se destacou como grande exportador da mais valiosa matéria-prima da Amazônia. Durante a Revolução funcionou como Quartel General para os brasileiros que lutavam contra as tropas do exército regular boliviano e pela anexação do Acre ao Brasil. Ainda hoje guarda importante patrimônio histórico e arquitetônico: Chalé do Proprietário (Museu), Chalé do Gerente, Museu, Trincheiras e um pequeno Cemitério.
Fonte: Governo do Estado.

Descrição: Distante de Porto Acre, subindo um pouco o Rio Acre, se encontra o Sítio Histórico e Ambiental do Seringal Bom Destino. Sua exploração se iniciou por volta de 1877, através dos esforços dos irmãos Manoe e José Augusto de Oliveira, ambos vindos na expedição de Manoel Urbano da Encarnação no navio “Anajás”, no qual vieram também o fundador do município amazonense de Boca do Acre, João Gabriel de Carvalho e Melo, e de Xapuri, Damasceno Girão, dentro outros desbravadores.
Uma área de 42 hectares, desapropriada pelo governo do Estano no ano de 2002, e tombada em 2005 como patrimônio histórico e cultural do Estado. Nos tempos áureos da borracha, o Seringal se destacou como um dos mais promissores da região devido à produção extrativa trazida das “Colocaçãoes de Seringueiros”, mas experimentou o declínio da borracha até ser vendido de mãos em mãos.
Seu proprietário, Joaquim Vítor da Silva, um dos líderes da guerra contra os bolivianos, cedeu sua propriedade à Junta Revolucionária da Revolução Acreana para ser quartel do movimento. Joaquim Vítor da Silva, um cearense de Canindé, chegou ao Acre em 1886, com 16 anos, trabalhou no Seringal Bom Destino como empregado, depois como sócio e mais tarde tornou-se proprietário. O Chalé do Proprietário era sua residência.
As principais edificações do seringal como o Chalé do Proprietário, […] a Casa do Gerente e obras do entorno, depois de revitalizadas receberam proteção legal. Nas imediações, o governo estadual construiu uma pousada ecológica requintada no estilo regional, para atender o turismo e beneficiar a comunidade com emprego e renda.
Fonte: Araujo.

FOTOS:

MAIS INFORMAÇÕES:
Governo do Estado
Governo do Estado
Governo do Estado
Adalgisa Bandeira de Araujo
Prefeitura Municipal
Wikipedia


Comentários

  1. Walber Luiz de almeida Ribeiro |

    O meu avô veio após a chegada de João Gabriel e Damasceno Girão, eu procuro registros sobre a sua família no Ceará e Alagoas, veio para o acre já casado com a minha avó e se estabeleceram em Boca do Acre, provavelmente atraídos pelo boom da borracha, seu nome, Leopoldo Eduardo de Almeida, procuro informações.

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.