Sorocaba – Fiação e Tecelagem Nossa Senhora da Ponte


Imagem: Google Street View

A Fiação e Tecelagem Nossa Senhora da Ponte foi a primeira grande indústria têxtil de Sorocaba, construída em 1881 pelo português Manoel José da Fonseca.

CONDEPHAAT – Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico
Nome atribuído: Fiação e Tecelagem Nossa Senhora da Ponte
Localização: Av. Afonso Vergueiro, s/n e R. Francisco Scarpa, s/n – Sorocaba-SP
Número do Processo: 58349/2008
Resolução de Tombamento: Resolução SC-63, de 19/12/2017
Publicação do Diário Oficial: Poder Executivo, Seção I, 21/12/2017, p. 56-57
Tombamento Homologado
Uso Atual: Shopping Pátio Ciané
Descrição: Sorocaba foi o pólo têxtil mais importante do interior do Estado. A Fiação e Tecelagem Nossa Senhora da Ponte é um dos poucos remanescentes dos primórdios da industrialização de Sorocaba, ainda no Século XIX.
A Fiação e Tecelagem Nossa Senhora da Ponte é capaz de representar a singularidade da produção têxtil em Sorocaba, cuja instalação de indústrias foi possibilitada pela anterior presença de lavouras de algodão e da ferrovia como meio de comunicação estratégico. É marco temporal e físico da transformação da economia de Sorocaba, baseada até então em feiras de muares e comércio tropeiro, para a relação mais avançada do capitalismo industrial.
Ao contrário da Capital, Vale do Paraíba e da região de Campinas, a industrialização de Sorocaba e da Fiação e Tecelagem Nossa Senhora da Ponte advieram da acumulação do capital oriundo da exportação de algodão e não do café. A empresa representa as diversas fases da economia empresarial brasileira na República, com a fundação a partir de um proprietário individual e sua família ao final do Século XIX, a transformação em Sociedade Anônima na década de 1910, associação com o capital empresarial nacional na década de 1920, para se tornar, por fim, parte de um grande conglomerado de capital nacional a partir da década de 1940.
Compõe importante paisagem industrial associada à Fábrica Santo Antônio e à ferrovia da Estrada de Ferro Sorocabana e por isso se constitui em importante documento para a história da arquitetura industrial paulista. Tais edifícios são importantes para a perpetuação da memória operária industrial, de fundamental relevância para a compreensão da História paulista.
Fonte: Processo de Tombamento.

CMDP – Conselho Municipal de Defesa do Patrimônio Histórico, Artístico, Arquitetônico e Paisagístico de Sorocaba
Nome atribuído: Fábricas Nossa Senhora da Ponte e Santo Antônio
Localização: R. Comendador Nicolau Scarpa – Sorocaba-SP
Processo de Tombamento: Processo nº 9.761/1993
Resolução de Tombamento: Decreto nº 8.561/1993
Descrição: A fábrica Nossa Senhora da Ponte (NSP) foi a primeira das grandes indústrias têxteis de Sorocaba, construída em 1881 e oficialmente inaugurada pelo comerciante português Manoel José da Fonseca em 02 de dezembro de 1882. Recebeu o nome da padroeira da cidade. A “Fábrica do Fonseca” era vista como uma particularidade na estrutura industrial brasileira do final do século XIX por empregar intensa mão-de-obra feminina e infantil. A fábrica foi construída com material nacional. Utilizava algodão produzido em Sorocaba e região e vendia a produção para o comércio local e outras regiões do Brasil, escoada pela ferrovia. Em 1886, recebe visita do Imperador D. Pedro II. Devido ao progresso, a fábrica passa por várias ampliações. Em 1914, a fábrica NSP é vendida para Nicolau Scarpa. Em 1972, a fábrica é abandonada, retornando suas atividades somente em 1975. Em 1981, a fábrica é vendida para a Companhia Nacional de Estamparia (CIANÊ), passando a integrar-se à Fábrica de Tecidos Santo Antônio (SA). Esta, inaugurada pela CIANÊ em 1913, era uma das mais modernas do país e movida exclusivamente por energia elétrica.
Devido às várias crises do setor têxtil, em 1991, as fábricas foram totalmente desativadas e hipotecadas junto ao Banco do Brasil. Em 1992, a URBES demole alguns barracões para implantar o maior terminal de ônibus urbano da cidade. Em 2006, o conjunto vai a leilão e é arrematado pelo grupo SPLICE que inaugura, em 2013, o Shopping Pátio Cianê.
Fonte: IAB – Núcleo Regional Sorocaba.

Descrição: A Fábrica Nossa Senhora da Ponte foi idealizada em 1880, fundada em 1881 e oficialmente inaugurada em 02 de dezembro de 1882, por Manoel José da Fonseca, comerciante português estabelecido em Sorocaba. Aproveitando o ciclo do algodão que havia sido introduzido na região após a Guerra da Secessão nos Estados Unidos, comerciantes sorocabanos enviavam o algodão em caroço e rama para a Inglaterra. Esse algodão era conhecido por Santos, por ser exportado através do porto do mesmo nome.
Assim, montaram uma fábrica usando essa matéria-prima e mão de obra local. Usando madeira da região, tijolos e telhas que eram trazidos por carro de boi, a fábrica foi construída em abril de 1881. Um inglês chamado Alexandre Marchisio, nascido em Malta e que era técnico em fiação e tecelagem foi contratado para dirigir a montagem do maquinário e que depois tornou-se primeiro gerente.
A Fábrica Santo Antônio foi construída em 1913 como a primeira expansão da recém-fundada Companhia Nacional de Estamparia, sendo considerada na época uma das mais suntuosas e modernas do país. Sua concepção para a época foi considerada arrojada, pois levava em consideração o bem-estar dos operários, sendo os pavilhões alinhados em um grande eixo de circulação, por onde entrava a luz do dia e ventilação. Além desse corredor central, havia as grandes janelas e o sistema de shed, até então, uma grande novidade da época.
O fato de a fábrica ser movida totalmente por energia elétrica, era também uma novidade, sendo que para isso, foi construída uma Usina Hidroelétrica em Pilar do Sul.
Em 1914, a fábrica foi adquirida pelo Comendador Francisco Scarpa, que alterou a razão social para Companhia Fiação e Tecidos Nossa Senhora do Carmo. Por questões de ordem administrativa e operacional, as duas fábricas, Nossa Senhora da Ponte e Santo Antônio, foram unidas no seu espaço físico, sendo introduzidas modificações quanto a sua circulação interna, portaria e pátios de serviço.
Os terrenos em que se edificou as duas fábricas foram escolhidos por estarem fora da zona urbana, onde seu valor era, provavelmente, menor e havia disponibilidade de área naquelas proporções. A proximidade com o córrego Supiriri, onde havia abundância de água limpa e de fácil captação foi também um fator importante para a escolha do terreno.
A proximidade da linha férrea também foi outro motivo importante para que as fábricas se instalassem no local, contando até com um ramal ferroviário para carga e descarga.
O harmonioso conjunto arquitetônico é formado por edificações que apresentam em suas composições algumas características do estilo clássico inglês, como a alvenaria externa em tijolos aparentes, com pilares salientes e, revestidos na face interna das mesmas, foi considerado como uma das pioneiras do ramo têxtil no Estado de São Paulo, tendo sido totalmente desativada em outubro de 1991.
Com a construção do Terminal de Ônibus Santo Antônio, em 1991, mais precisamente no pátio frontal da Fábrica de mesmo nome, acarretou na demolição de vários barracões e edificações existentes, fazendo ressurgir a fachada original da antiga tecelagem e que estava escondida há uma década.
A Fábrica Nossa Senhora da Ponte, teve ao longo dos anos, alguns de seus pavilhões utilizados para cursos, feiras temporárias, festas, desfiles de moda, a Biblioteca Municipal e hoje o shopping Patio Cianê.
Fonte: Prefeitura Municipal.

FOTOS:

PANORAMA 360 GRAUS

MAIS INFORMAÇÕES:
Maíra Sfeir
Prefeitura Municipal


Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.