Sorocaba – Fiação e Tecelagem Nossa Senhora da Ponte

Facebook
instagram

Imagem: Google Street View

CONDEPHAAT – Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico
Nome atribuído: Fiação e Tecelagem Nossa Senhora da Ponte
Localização: Av. Afonso Vergueiro, s/n e R. Francisco Scarpa, s/n – Sorocaba-SP
Número do Processo: 58349/2008
Resolução de Tombamento: Resolução SC-63, de 19/12/2017
Publicação do Diário Oficial: Poder Executivo, Seção I, 21/12/2017, p. 56-57
Tombamento Homologado
Uso Atual: Shopping Pátio Ciané
Descrição: Sorocaba foi o pólo têxtil mais importante do interior do Estado. A Fiação e Tecelagem Nossa Senhora da Ponte é um dos poucos remanescentes dos primórdios da industrialização de Sorocaba, ainda no Século XIX.
A Fiação e Tecelagem Nossa Senhora da Ponte é capaz de representar a singularidade da produção têxtil em Sorocaba, cuja instalação de indústrias foi possibilitada pela anterior presença de lavouras de algodão e da ferrovia como meio de comunicação estratégico. É marco temporal e físico da transformação da economia de Sorocaba, baseada até então em feiras de muares e comércio tropeiro, para a relação mais avançada do capitalismo industrial.
Ao contrário da Capital, Vale do Paraíba e da região de Campinas, a industrialização de Sorocaba e da Fiação e
Tecelagem Nossa Senhora da Ponte advieram da acumulação do capital oriundo da exportação de algodão e não do café. A empresa representa as diversas fases da economia empresarial brasileira na República, com a fundação a partir de um proprietário individual e sua família ao final do Século XIX, a transformação em Sociedade Anônima na década de 1910, associação com o capital empresarial nacional na década de 1920, para se tornar, por fim, parte de um grande conglomerado de capital nacional a partir da década de 1940.
Compõe importante paisagem industrial associada à Fábrica Santo Antônio e à ferrovia da Estrada de Ferro Sorocabana e por isso se constitui em importante documento para a história da arquitetura industrial paulista. Tais edifícios são importantes para a perpetuação da memória operária industrial, de fundamental relevância para a compreensão da História paulista.
Fonte: Processo de Tombamento.

FOTOS:

PANORAMA 360 GRAUS

MAIS INFORMAÇÕES:
Maíra Sfeir

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *