Campinas – Antiga Fábrica Lidgerwood


Imagem: Google Street View

A Antiga Fábrica Lidgerwood, em Campinas-SP, é representante da instalação de indústrias de bens de capital no Brasil, ainda durante o Império.

CONDEPHAAT – Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico
Nome atribuído: Antiga Fábrica Lidgerwood
Localização: Av. Andrade Neves, nº 1 – Campinas-SP
Número do Processo: 00381/73
Resolução de Tombamento: Resolução SC-68, de 19/12/2017
Publicação do Diário Oficial:  Poder Executivo, Seção I, 23/12/2017, p. 54
Tombamento Homologado
Uso Atual: Museu da Cidade

CONDEPACC – Conselho de Defesa do Patrimônio Cultural de Campinas
Nome atribuído:
Lidgerwood Manufacturing Ltda
Localização: Av. Andrade Neves, nº 1 – Centro – Campinas-SP
Número do Processo: 03/89
Resolução de Tombamento: 04, de 27/11/1990

Descrição: No Brasil o encarregado de negócios da firma Lidgerwood Manufacturing Company Limited,. foi seu fundador William Van Vleck Lidgerwood, em 1862, no Rio de Janeiro. Em 1868, abriu um depósito de instrumentos agrícolas em Campinas, pois as grandes lavouras de café do oeste paulista estavam em pleno desenvolvimento e eram certas as companhias férreas passarem por Campinas, nos próximos anos.
O edifício do largo da estação, adquirido em 1884, serviu de instalação para a fábrica de fundição de ferro e bronze e depósito de oficinas para construções mecânicas. A construção seguiu o estilo neo-gótico vitoriano, com tijolos aparentes, usando ferro fundido nas esquadrias das janelas, nas bandeiras das portas, janelas do corpo principal e nas grades do porão.
Logo após 1890, a Lidgerwood se instalou em São Paulo, mantendo, no entanto, a filial em Campinas até 1922 quando o edifício foi vendido para a firma Pedro Anderson & Cia. e em 1928, para a Cia Paulista de Estradas de Ferro. Com o passar do tempo o prédio acabou servindo de depósito, caindo em esquecimento e desuso.
O edifício foi restaurado e tombado pelo CONDEPACC em 1990, passando a sediar o Museu da Cidade.
Fonte: Secretaria de Turismo/PMC.

Descrição: A empresa é representante da instalação de indústrias de bens de capital no Brasil, ainda durante o Império. A empresa representa a formação do capital industrial em virtude do desenvolvimento cafeeiro no estado de São Paulo. A Lidgerwood foi expoente da indústria tecnologia de mecanização agrícola, sendo uma das primeiras do gênero a se instalar no Brasil para a produção destes bens duráveis, em decorrência de privilégios concedidos pelo Império. Sua instalação em Campinas é figurativa para a compreensão da migração da plantação de café do Vale do Paraíba para a região do Oeste Paulista. Sua localização e inserção urbana é síntese do desenvolvimento econômico paulista, por meio do café, da ferrovia e da industrialização. Sua presença no mercado representa a evolução da técnica de produção e comércio de café por meio de mecanização.
A referida mecanização foi determinante para a inserção do Brasil no mercado internacional como café de primeira qualidade, bem como para a substituição de mão-de-obra escrava nas lavouras, propiciando transformações no modo de produção, na estrutura e nas relações de trabalho.
Fonte: Processo de Tombamento.

FOTOS:

MAIS INFORMAÇÕES:
Pró-Memória de Campinas
IAB
Wikipedia


7 comments

  1. Marlucia |

    Bom dia, me chamo Marlucia Bentes, sou historiadora e resido em Manaus. Estou realizando uma pesquisa sobre o engenheiro Frank Hirst Hebbletwaite. Em Manaus ele foi o responsável pela construção de pontes e reservatório de águas. Gostaria de saber se vcs tem alguma informação sobre ele.
    Desde já agradeço.

    1. Equipe iPatrimônio |

      Boa noite,
      Infelizmente, não temos nenhuma informação sobre ele.
      Atenciosamente,
      Equipe iPatrimônio

  2. O edifício foi restaurado entre os anos de 1991 e 1992 e inaugurado em 1992. Autoria do restauro: Arq. Dra. Ana Villanueva (Coordenação) e Arq. Sandra Geraldi. Órgão responsável: Coordenadoria do Patrimônio Cultural da Secretaria de Cultura de Campinas

  3. Eduardo Yoshikawa |

    Bom dia gostaria de saber o grau do tombamento do edifício, estou tendo dificuldades para encontrar

  4. Roberto Vieira |

    Boa tarde,
    tenho dúvidas referente ao grau de proteção desse edíficio. Gostaria de saber se o edifício é tombado integralmente, somente parte externa permitindo assim alterações internas ou somente a volumetria/fachada do mesmo.

    1. Boa tarde,
      Não temos essa informação.
      Sugerimos que entre em contato com os órgãos que tombaram a edificação.
      Os contatos que encontramos online são os seguintes:

      CONDEPHAAT – Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico
      Telefone: (11) 3337-3363 | Dias úteis, das 10h às 15h.
      Email: [email protected]

      CONDEPACC – Conselho de Defesa do Patrimônio Cultural de Campinas
      Telefone: (19) 3705.8020 e (19) 3705.8024
      Informações sobre imóveis, conforme legislação do Condepacc, também poderão sersolicitadas através do e-mail: [email protected], informando o códigocartográfico e a finalidade da consulta.
      E-mail: [email protected]
      Horário de Funcionamento: De segunda a sexta-feira, das 9 h às 12 h e das14 h às 17 h
      Coordenadora: Sandra Maria Geraldi Milne-Watson

      Atenciosamente,
      Equipe iPatrimônio

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.