São Paulo – Estação da Luz


Imagem: Cralize

A Estação da Luz foi construída em 1867. Foi a primeira estação ferroviária da “The São Paulo Railway”. A ferrovia, ligava o porto de Santos a Jundiaí para escoar o café.

IPHAN – Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional
Nome atribuído: Estação da Luz ou Estação da Luz, n° 01
Localização: São Paulo-SP
Processo de Tomabento: 0944-T-76
Livro Belas Artes: Nº inscr. 606, vol. 2, f. 029, 10/10/1996
Livro Histórico: Nº inscr. 540, vol. 2, f. 026, 10/10/1996

CONDEPHAAT – Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico
Nome atribuído: Estação da Luz
Localização: Praça da Luz, s/n – São Paulo-SP
Número do Processo: 20097/76 20097/76-Anexo
Resolução de Tombamento: Resolução 25, de 05/05/1982
Publicação do Diário Oficial: Poder Executivo, Seção I, 13/05/1982, p. 26
Livro do Tombo Histórico: Nº inscr. 185, p. 65, 16/06/1982

Descrição: Em 1867, foi construída a primeira estação ferroviária da “The São Paulo Railway”, no bairro da Luz, em terreno cedido pelo governo da Província de São Paulo. Esta ferrovia, que ligava o porto de Santos a Jundiaí, foi construída para escoar, principalmente, as mercadorias provenientes da economia cafeeira. Dez anos depois, suas linhas e instalações não mais comportavam o movimento de passageiros e cargas. Em decorrência desse fato, foi desenvolvido um novo projeto para a Estação da Luz, que ocuparia uma área aproximada de 7.500 m², de autoria de engenheiros ingleses e construída em material exclusivamente importado da Inglaterra. Depois de cinco anos de iniciadas as obras, a estação foi inaugurada, em 1901. Construída em alvenaria de tijolos combinada a estruturas metálicas, o edifício se constituía, originalmente,i de duas grandes plataformas paralelas que se comunicavam através de três passadiços de ferro. Após incêndio ocorrido em 1946, introduziu-se mais um pavimento numa das alas do edifício principal. O edifício foi restaurado e passou a abrigar, além da estação ferrovíária, o Museu da Língua Portuguesa, inaugurado em 20 de março de 2006.
Fonte: Processo de Tombamento.

CONPRESP  – Conselho Municipal de Preservação do Patrimônio Histórico, Cultural e Ambiental da Cidade de São Paulo
Nome atribuído: 
Estação da Luz
Localização:
Praça da Luz, s/n – São Paulo-SP
Resolução de Tombamento: Resoluções da Prefeitura de São Paulo

FOTOS:

VÍDEO:

Fonte: TV Brasil

PANORAMA 360 GRAUS 1
PANORAMA 360 GRAUS 2

MODELO VOLUMÉTRICO DA EDIFICAÇÃO:

MAIS INFORMAÇÕES:
wikipedia
archdaily
estações ferroviárias
site da instituição


Comentários

  1. cristiane |

    Boa Tarde, eu estava pesquisando sobre a História das Estações da Luz para um amigo, e achei estranho o texto. Eu fiz uma tese sobre o Parque da Luz e o entorno, em Geoprocessamento, sobre as mudanças. Na minha busca de informações, a primeira estação da luz aparece em algumas fotos do Militão, a mesma tinha um andar e ficava quase na esquina da atual Brigadeiro Tobias, em seguida veio a segunda, onde parece, que ficou vinculada a primeira, bem ao lado, como um “puxadinho” de dois andares, porque há uma foto onde mostra as duas construções, também do Militão. Só no fim do século XIX, veio a terceira e atual. Sendo assim,o texto leva-nos a pensar que a atual estação é a segunda. Sobre os problemas de aumento do fluxo na estação, isso ocorreu já uma primeira estação, o que levou ao aumento para a segunda, por volta de 1870. Só depois veio a atual… bem depois!

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.