Angra dos Reis – Sobrado da Rua do Comércio


Imagem: Inepac

O Sobrado da Rua do Comércio é uma edificação oitocentista localizada na esquina de duas importantes ruas da cidade de Angra dos Reis.

INEPAC – Instituto Estadual do Patrimônio Cultural
Nome atribuído: Sobrado da rua do Comércio
Localização: Rua do Comércio, nº 172, esquina com Av. Raul Pompeia – Centro – Angra dos Reis-RJ
Número do Processo: E-18/300.320/1984
Tombamento Provisório: 02/04/1985
Uso Atual: Casa de Cultura Poeta Brasil dos Reis
Descrição: Edificação oitocentista localizada na esquina de duas importantes ruas da cidade, as antigas ruas do Cruzeiro e Direita do Comércio, destaca- se ainda hoje por sua disposição urbana privilegiada. Apresentando extensa fachada em uma de suas testadas, é marcante a seqüência de onze vãos que se repetem em cada pavimento – portas com umbrais em madeira no térreo e janelas de guilhotina no sobrado. Em 1985 a Prefeitura de Angra do Reis desapropriou o imóvel e nele instalou a Casa de Cultura da cidade.
Fonte: Inepac.

Descrição: Uma construção de 1824 que causou muita briga um século depois quando artistas decidiram fazer um protesto contra a demolição do prédio. A arte venceu a batalha e o edifício foi tombado pelo Instituto Estadual do Patrimônio Cultural (Inepac) e pelo Instituto Histórico e Artístico Nacional (Iphan), assim como dezenas de monumentos históricos de Angra dos Reis.
Tida como a primeira do Estado do Rio de Janeiro, a Casa de Cultura foi inaugurada, oficialmente, em 1985. Com uma sala de exposições, abriga também cursos, mostras, apresentações e palestras.
Fonte: Secretaria de Estado de Cultura.

FOTOS:

MAIS INFORMAÇÕES:
Inepac
Secretaria de Estado de Cultura
Prefeitura Municipal
Wikipedia


Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.