Imagem: Inepac

A Prefeitura Municipal de Angra dos Reis é um edifício neoclássico de meados do século XIX, voltada para a Praça Nilo Peçanha.

INEPAC – Instituto Estadual do Patrimônio Cultural
Nome atribuído: Prefeitura Municipal
Localização: R. Professor Lima, nº 186 – Centro – Angra dos Reis-RJ
Número do Processo: E-03/27.970/1982
Tombamento Provisório: 26/10/1982
Tombamento Definitivo: 27/01/1988

INEPAC – Instituto Estadual do Patrimônio Cultural
Nome Atribuído: Dezoito Bens em Angra dos Reis
Processo de Tombamento: E-03/27.970/82
Localização:  Angra dos Reis – RJ
Tombamento Provisório: 26/10/1982
Tombamento Definitivo: 27/01/1988

Descrição: Edifício neoclássico de meados do século XIX, configura-se em um sólido volume de dois pavimentos com partido compacto e planta retangular, construído no alinhamento da rua. O acesso ao pavimento superior, por escada externa de dois lances arrematada por gradil de ferro, volta-se para a praça Nilo Peçanha.
Fonte: Inepac.

Descrição: Construído em 1842, nos limites do núcleo urbano definido pelo rio do Choro, originalmente envolvido por densa mata, situava-se na base da encosta de onde eram captadas, através de um aqueduto, as águas servidas. Chafariz parietal, é constituído por um corpo central com bacia de cantaria recebendo as águas de cinco bicas e tanque lateral. Em sua parte superior, no friso, vem escrito PELA CÂMARA MUNICIPAL. Sua ambiência sofreu forte descaracterização.
Fonte: Inepac.

Descrição: A cidade de Angra dos Reis perdeu no segundo quartel do século XX uma grande parte da sua arquitetura urbana tradicional. No início dos anos 80, movimentos comunitários ligados a atividades culturais locais promoveram o reconhecimento do acervo remanescente. Em atendimento ao pedido de 850 moradores, o Inepac realizou os estudos necessários para encaminhar o tombamento de imóveis urbanos e rurais: os prédios da Câmara e da Prefeitura; o Mercado Municipal; dois chafarizes; duas igrejas; três casas de fazenda; um monumento comemorativo e oito casas urbanas. A esse conjunto acrescentou-se, pouco depois, o imponente sobrado que a Prefeitura recuperou para transformar em Casa de Cultura.
Fonte: Inepac.

CONJUNTO:
Angra dos Reis – 18 bens

MAIS INFORMAÇÕES:
Inepac


Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.