Álvares Machado – Cemitério da Colônia Japonesa


Imagem: Google Street View

No Cemitério da Colônia Japonesa, em Álvares Machado-SP,  denominado “Shokonsai”, encontram-se sepultados cerca de 784 pioneiros da colonização japonesa do município.

CONDEPHAAT – Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico
Localização:
 Bairro do Brejão – Álvares Machado-SP
Número do Processo: 21028/79
Resolução de Tombamento: Resolução 23, de 11/07/1980
Publicação do Diário Oficial: Poder Executivo, Seção I, p. 63, 12/07/1980
Livro do Tombo Histórico: inscrição nº 133, p. 25, 29/05/1981
Descrição: Em 1918, os primeiros colonos japoneses que chegaram em Gleba Brejão enfrentaram muitas dificuldades de adaptação. Uma delas dizia respeito ao sepultamento de seus mortos, devido à mudança do ritual fúnebre e à distância entre as suas residências e o cemitério. Para resolver este problema, em 1919, a Associação Japonesa de Álvares Machado construiu um novo cemitério denominado “Shokonsai”, onde encontram-se sepultados cerca de 784 pioneiros da colonização japonesa do município. Os túmulos, traduzindo os costumes orientais, em geral, são em alvenaria de tijolos, com base quadrada sobre a qual se apóia um elemento vertical, às vezes em pedra, com inscrições em ideogramas japoneses. O tombamento inclui, além da área do cemitério, uma escola, um palco e uma casa construída em madeira.
Fonte: Processo de tombamento / Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo.

FOTOS:

MAIS INFORMAÇÕES:
Prefeitura Municipal
Wikipedia


Comentários

  1. Paulo Miyamoto Junior |

    Meu pai Paulo Miyamoto nasceu em Álvares Machado em 1929 e morou até meados de 1945. Seu pai, meu avô, faleceu quando ele nasceu. Gostaríamos de confirmar se há registro do túmulo dele. Seu nome era Hissaki Miyamoto

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.