São João de Meriti – Casa de Candomblé Ilê Axé Opô Afonjá


Fachada Ilê Axé Opô Afonjá

Imagem: Inepac

A Casa de Candomblé Ilê Axé Opô Afonjá foi fundada em 1896, por Mãe Aninha. Tradução literal: Casa da Força sustentada por Xangô.

INEPAC – Instituto Estadual do Patrimônio Cultural
Nome atribuído: Casa de Candomblé Ilê Axé Opô Afonjá
Localização: Rua Florisbela, nº 1029 – Coelho da Rocha – São João de Meriti – RJ
Número do Processo: E-18/001/305/2016
Descrição: O Ilê Axé Opô Afonjá, já em grafia na língua portuguesa, tem como tradução literal: Casa da Força sustentada por Xangô.
Mãe Aninha, originária de Salvador, Bahia, fundou essa casa de Xangô no Rio de Janeiro nos idos de 1896.
O primeiro terreiro de candomblé na cidade teve na Pedra do Sal seu local de origem. Segundo Augras e Santos, “Mãe Aninha em sua primeira viagem ao Rio de Janeiro já “botou Iaô” (ou seja, procedeu a algumas iniciações) em casa de uma senhora baiana que morava na Pedra do Sal.
Mãe Aninha consagrou a primeira filha de santo no Rio de Janeiro, Tia Conceição, do Orixá Omulu. Ela seria personagem fundamental para, depois de passar por vários endereços, a fixação do Ilê Axé Opô Afonjá em Coelho da Rocha, no município de São João de Meriti.
Em 1947, pela força de Xangô, Tia Conceição e Mãe Agripina iniciaram as obras do Terreiro em Coelho da Rocha. Teve início então a construção do atual barracão e dos quartos dos orixás, que foram concluídos em 1950.
Segundo Ed Machado, há quatro gerações desde a fundação do Ilê Axé Opô Afonjá, no Estado do Rio de Janeiro: de 1886 a 1935, “Mãe Aninha de Sàngó, Oba Bíyí; de 1935 a 1966, Mãe Agripina de Sàngó, Oba Déyí; de 1967 a 1989, Mãe Cantu de Sàngó, Aira Tölá; de 1989 até o momento em que produzimos este documento, Mãe Regina Lúcia de Yemöjá”.
Fonte: Inepac.

FOTOS:

MAIS INFORMAÇÕES:
Inepac
Rede social


8 comments

  1. MARIA DOS ANJOS |

    BOA NOITE, ABENÇOA. EU PEÇO A TODOS MEUS MAIS VELHOS E MAIS NOVOS. TENHO UMA VONTADE ENORME DE CONHECER ESTE AXÉ. ESTE É UM DOS MEUS SONHOS. SEMPRE QUE EU OUVIA ALGUÉM FALAR ALGO SOBRE ELE, EU TINHA UMA SENSAÇÃO MUITO ESTRANHA, MAS NÃO ENTENDI PORQUE. E DAÍ ENTÃO PASSEI A TER ESTA VONTADE DE SABER MAIS SOBRE ESTE FAMOSO E TÃO BEM FALADO AXÉ.

  2. Bruno Leonardo Oliveira dos Santos |

    Lindo e maravilhoso, eu gostaria muito de conhecer pois sou filho de Xangô Afonjá como faço pois meu coração pedi para um dia ir aí.

  3. Édio Eugênio Burgos |

    Olá…
    Por favor, podem colocar nossos nomes nos trabalhos da casa?
    Desde já agradecemos…

    ÉDIO EUGÊNIO BURGOS
    ELTON ROGERIO LUNARDELLI
    MARCELINO MASSAMITI KOBAYASHI
    ALESSANDRA BUSSLER
    NATÁLIA REGINA ALBA
    DIENIFER CORDEIRO
    FUNDAÇÃO ATITUDE
    CLÍNICA MÉDICA CASCAVEL

    Muito obrigado

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.