São Paulo – Vila Itororó


Imagem: Zé Carlos Barretta

A Vila Itororó foi idealizada pelo imigrante português e mestre de obras Francisco de Castro, com a utilização de materiais coletados em demolições de edificações.

CONDEPHAAT – Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico
Nome atribuído: 
Vila Itororó
Localização: Entre R. Martiniano de Carvalho, R. Monsenhor Passalacqua, R. Maestro Cardim e R. Pedroso – Bela Vista – São Paulo-SP
Número do Processo:  22372/82-Vol1 22372/82-Vol2 22372/82-Anexo
Resolução de Tombamento: Resolução 9, de 10/03/2005
Publicação do Diário Oficial: Poder Executivo, Seção I, 20/04/2005, p. 29
Livro do Tombo Histórico: Nº inscr. 351, p. 94, 23/09/2005
Descrição: Localizada na encosta do vale formado pelo córrego Itororó hoje canalizado sob a Av. 23 de Maio, a Vila Itororó foi idealizada pelo imigrante português e mestre de obras Francisco de Castro, com a utilização de materiais coletados em demolições de edificações como o antigo Teatro São José, localizado no Vale do Anhangabaú onde foi construído o edifício Alexandre Mackenzie. A construção da vila, realizada em etapas, teve início em 1920. No conjunto formado por 37 edificações, ocupando de forma criativa através de escadarias e passarelas o espaço de uma antiga grota voltada para o Vale do Itororó. Destacam-se a Casa das Carrancas e a antiga residência de Francisco de Castro, com 4 pavimentos, adornada por 18 colunas. A Vila ainda conta com a presença da primeira piscina particular construída na cidade, que inicialmente era alimentada pela antiga mina d’água existente no local.
Fonte: Processo de Tombamento.

FOTOS:

PANORAMA 360 GRAUS 1
PANORAMA 360 GRAUS 2

ÁREA ENVOLTÓRIA

MAIS INFORMAÇÕES:
wikipedia
São Paulo Antiga
site da instituição


Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.