Cachoeira – Terreiro Ogodô Dey


Imagem: Ipac-BA

O Terreiro Ogodô Dey, em Cachoeira-BA, foi fundado no ano de 1946 por Justiniano Souza de Jesus. Seu Justo como era conhecido foi iniciado por Miguel Ângelo Barreto.

IPAC-BA – Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia
Nome atribuído: Terreiro Ogodô Dey
Localização: Cachoeira-BA
Processo de Tombamento:
 0607120026064/12
Decreto Estadual:
nº 15.679/14
Livro do Registro Especial dos Espaços Destinados a Práticas Culturais e Coletivas
Observação: Os terreiros foram localizados em áreas vazias do  terreno urbano para segurança dos mesmos, buscando evitar crimes de ódio religioso.

Descrição: O Ogodô Dey foi fundado no ano de 1946 por Justiniano Souza de Jesus. Seu Justo como era conhecido foi iniciado por Miguel Ângelo Barreto. Esta Casa de Santo está localizada à Rua Benjamin Constant, nº145, na Ladeira da Cadeia. Identificado como Nagô que, além de cultuar os orixás, reverencia os caboclos e santos católicos. Seu calendário de festas começa em janeiro, quando é celebrado o caboclo, em junho são realizadas as obrigações dos filhos e filhas de santo, sendo o ápice destas celebrações a festa da Fogueira de Xangô, e, 28 de junho, véspera de São Pedro. O Ogodô Dey é dirigido, na, atualidade, pela Ialorixá Railda Santos de Assis ou Railda de Oxum. O Ogodô Dey é Patrimônio Imaterial da Bahia, desde 2014, inscrito no Livro do Registro Especial de Espaços de Práticas Culturais Coletivas.
Fonte: Ipac-BA.

FOTOS:

MAIS INFORMAÇÕES:
SIPAC
Terreiros de Candomblé – Ipac-BA


Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.