São Félix – Terreiro Raiz de Ayrá


Imagem: Ipac-BA

O Terreiro Raiz de Ayrá foi fundado em 1917 por João Balbino dos Santos, conhecido como “João Três Toras”, que foi iniciado por Sinhá Clara de Jesus.

IPAC-BA – Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia
Nome atribuído: Terreiro Raiz de Ayrá
Localização: São Félix-BA
Processo de Tombamento: 
0607120025998/12
Decreto Estadual:
nº 15.678/14
Livro do Registro Especial dos Espaços Destinados a Práticas Culturais e Coletivas
Observação: Os terreiros foram localizados em áreas vazias do terreno urbano para segurança dos mesmos, buscando evitar crimes de ódio religioso.

Descrição: O Terreiro Raiz de Ayrá foi fundado em 1917 por João Balbino dos Santos, conhecido como “João Três Toras”, que foi iniciado por Sinhá Clara de Jesus. Estava localizado onde hoje foi construída a Barragem de Pedra do Cavalo, depois de idas e vindas, o Terreiro teve que migrar para a Rua Varre Estrada s/n na Cidade de São Félix. É uma Casa de Santo Nagô Vodum, e hoje quem está à frente é a Ialaxé Mariá Ferreira dos Santos, mais conhecida como Mariá Kecy. Além de cultuar os orixás, reverencia também os voduns, os caboclos e santos católicos. Seu calendário de festas acontece nos meses de junho e agosto. É Patrimônio Imaterial da Bahia, desde 2014, inscrito no Livro do Registro Especial de Espaços de Práticas Culturais Coletivas.
Fonte: Ipac-BA.

FOTOS:

MAIS INFORMAÇÕES:
SIPAC
Terreiros de Candomblé – Ipac-BA


Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.