Salvador – Cortejo do Dois de Julho


Imagem: Ipac-BA

O Cortejo do Dois de Julho celebra a partida das tropas do Gal. Madeira de Melo, em 1823, quando deixaram a Baía de Todos os Santos após um ano de lutas.

IPAC-BA – Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia
Nome atribuído: Cortejo do Dois de Julho
Outros Nomes: Festa da Independência da Bahia
Localização: Lapinha, Barbalho, Centro Histórico, Avenida Sete de Setembro, Campo Grande
Livro do Registro Especial de Eventos e Celebrações

Descrição: Em 2 de julho de 1823 as tropas do General Madeira de Melo, deixaram a Baía de Todos os Santos, após um ano de lutas pela libertação do Brasil do domínio português. Neste dia as tropas brasileiras receberam a notícia da partida das forças portuguesas. Para o então comandante do Exercito Libertador, o General Lima e Silva, restou após negociação e muita luta, que o General Madeira de Melo, reunisse a sua tropa, e saísse da Bahia. Vários personagens ilustres fizeram parte nesta luta libertária, dentre eles: Lord Cochrane, General Pedro Labatut, Coronel Joaquim José Lima e Silva, Maria Quitéria, Joana Angélica, Maria Felipa, Índio Bartolomeu.
Manifestação cívica de cunho popular, que reverencia as lutas pela independência da Bahia. Trata o referido bem de uma comemoração cívica, de notável importância histórica, pois faz referencia ao significativo momento em que o Brasil tornou-se livre do domínio português. Data que representa a independência da Bahia, é comemorada com grande rigojiso popular, além da participação de políticos locais.
Fonte: Ipac-BA.

FOTOS:

MAIS INFORMAÇÕES:
SIPAC
Wikipedia


Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.