Apresentação

iPatrimônio é um projeto voluntário, sem fins lucrativos e sem vínculos institucionais. Foi elaborado com o objetivo de se tornar uma plataforma colaborativa para conhecimento do Patrimônio Cultural Brasileiro, geolocalizando na internet os bens reconhecidos pelos órgãos responsáveis. O projeto visa fomentar o conhecimento, a difusão e a interação com o patrimônio cultural, além de contribuir para o controle social da preservação.

O projeto iniciou suas atividades em setembro de 2018, com  abrangência nacional dos bens tombados pelo Iphan em todos os Estados, incluindo os bens de caráter imaterial registrados pelo instituto. Ao longo de 2018, foram incluídas as listas de bens estaduais a que se teve acesso. Ao longo de 2019, iniciou-se o nível municipal do projeto, com envio de e-mails para todas as prefeituras municipais em busca das listas. A perspectiva é ampliar constantemente a atuação, apresentando gradativamente os bens protegidos por todos os órgãos brasileiros, a partir de dados oficiais obtidos com os órgãos responsáveis (inclusive via Lei de Acesso à Informação – LAI). O objetivo final é ser uma plataforma colaborativa com cobertura do território nacional, com atualização periódica.

O site tem linguagem simples e fácil de manejar. Funciona em dispositivos móveis, como celulares e tablets. Também possui funcionalidades voltadas à acessibilidade de deficientes visuais e idosos.

Estágio atual

Atualmente, o iPatrimônio dispõe de milhares de bens, com dados obtidos do acervo de instituições nas esferas internacional, federal, estadual e municipal (ver maiores informações Bens no iPatrimônio por órgão). Em novembro de 2018, foram inseridas as informações iniciais de todos os bens municipais do estado de Minas Gerais, de acordo com o declarado pelas Prefeituras Municipais para o ICMS Cultural, em 2017. Dessa forma, Minas Gerais é o primeiro estado a ter a maior parte de seus bens inseridos no iPatrimônio.


Imagem: Sandra Schmitt Soster

Quer entrar em contato com os órgãos de preservação?
Montamos uma lista com os principais contatos. VEJA AQUI.

Sua cidade ainda não possui bens tombados em nível municipal?
Digitalizamos uma lei de tombamento / registro e criação do Conselho Municipal de Patrimônio Cultural de uma cidade de cerca de 10 mil habitantes: VEJA AQUI

Licença Creative Commons
iPatrimônio está licenciado com uma Licença
Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.