Campinas – Colégio Técnico da Unicamp


Imagem: Condephaat

O Colégio Técnico da Unicamp funciona no edifício da antiga Escola Profissional Bento Quirino, inaugurada em 1918. Projetada por Ramos de Azevedo.

CONDEPHAAT – Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico
Nome atribuído: Colégio Técnico da Unicamp
Localização: R. Culto à Ciência, nº 177 – Campinas-SP
Número do Processo: 22805/83
Resolução de Tombamento: Resolução 30, de 29/10/1984
Publicação do Diário Oficial: Poder Executivo, Seção I, 30/10/1984, p. 12
Livro do Tombo Histórico: Nº inscr. 259, p. 68, 23/01/1987

CONDEPACC – Conselho de Defesa do Patrimônio Cultural de Campinas
Nome atribuído:
Colégio Culto à Ciência e Colégio Técnico Bento Quirino
Número do Processo:
10/92
Resolução de Tombamento: Resolução nº 136, de 13/10/2015

Descrição: Inaugurado em 1918, foi projetado por Ramos de Azevedo, em alvenaria de tijolos e estilo eclético. Apresenta três pavimentos, um deles porão utilizável, com plantas distintas entre si e simétricas em relação ao seu eixo transversal. O movimento da sua elevação principal é dado pela existência de corpos salientes, pequenas sacadas e diferentes modelos de esquadrias.

Em 1958, a Associação Bento Quirino doou o patrimônio ao Governo do Estado de São Paulo. Nove anos depois, através de um convênio, o Colégio passou a ser administrado pela Unicamp.
Fonte: Secretaria de Turismo/PMC.

Descrição: A introdução do ensino profissional, no início deste século, coincide com a necessidade de mão-de-obra especializada pela indústria, em função de seu crescente desenvolvimento. Consequentemente, nas duas primeiras décadas, foram instaladas inúmeras escolas técnico-profissionais no estado de São Paulo. A Escola Profissional Bento Quirino, inaugurada em 2/4/1918, foi projetada por Ramos de Azevedo, em alvenaria de tijolos e estilo eclético. Apresenta três pavimentos, um deles, porão utilizável, com plantas distintas entre si e simétricas em relação ao seu eixo transversal. O movimento da sua elevação principal é dado pela existência de corpos salientes, pequenas sacadas e diferentes modelos de esquadrias. Em 1958, a Associação Bento Quirino doou o patrimônio ao governo do Estado de São Paulo. Nove anos depois, através de um convênio, o Colégio passou a ser administrado pela Unicamp.
Fonte: Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo.

CONJUNTO:
Campinas – Colégio Culto à Ciência
Campinas – Colégio Técnico da Unicamp

FOTOS:

MAIS INFORMAÇÕES:
Wikipedia


Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.