Campinas – Instituto Agronômico de Campinas


Imagem: Condephaat

O Instituto Agronômico de Campinas oi criado em 1887 com a denominação de Estação Agronômica de Campinas.

CONDEPHAAT – Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico
Nome atribuído: 
Instituto Agronômico de Campinas
Localização:
Av. Barão de Itapura, nº 1481 – Jardim Guanabara – Campinas-SP
Número do Processo: 23128/84
Resolução de Tombamento: Resolução 26, de 12/05/2014
Publicação do Diário Oficial: Poder Executivo, Seção I, 14/05/2014, p. 38

CONDEPACC – Conselho de Defesa do Patrimônio Cultural de Campinas
Nome atribuído:
Instituto Agronômico de Campinas, Prédios (D. Pedro II, Antônio Prado e Franz W. Dafert), das Estufas, Antiga Casa da Diretoria e Arboreto do Parque
Número do Processo:
05/00
Resolução de Tombamento: Resolução n° 143, de 10/12/2015

Descrição: O Instituto Agronômico de Campinas foi fundado em 27 de junho de 1887 por um decretodo Imperador Pedro II, com a finalidade inicial de desenvolver o setor cafeeiro e as demais culturas importantes da economia do Estado. Por ser o país essencialmente agrícola, e nesta época não existirem técnicos e cientistas do ramo, o Governo Imperial decidiu contratar um cientista estrangeiro para dirigir a Estação Agronômica, no intuito de conduzir os trabalhos agrícolas inicias e preparar técnicos no país. O cientista foi o Dr. Franz W. Dafert de origem alemã.

“A escolha de Campinas para a sede dessa Estação Agronômica obedeceu a razões de ordem econômica, histórica e geográfica. A cultura cafeeira já havia se deslocado do Rio de Janeiro para São Paulo. As possibilidades de incremento da área em cultivo pertenciam à Província bandeirante. Campinas era o eldorado dos fazendeiros de café, e daqui irradiavam os caminhos para quase todas as regiões ainda não desbravadas”.
Fonte: Secretaria de Turismo/PMC.

CONDEPACC – Conselho de Defesa do Patrimônio Cultural de Campinas
Nome atribuído:
Edificações e respectivos mobiliários do Instituto Agronômico de Campinas
Número do Processo:
05/15
Resolução de Tombamento: Resolução 149/16

Descrição: Sede do IAC (Av Br de Itapura nº 1481, Vila Itapura) – Prédio Alcides Carvalho (prédio central);

A edificação em questão apresenta características peculiares de implantação com relação as demais construções que compõem o conjunto arquitetônico do Instituto Agronômico de Campinas. A configuração espacial no lote é bastante despojada e imponente, com formas plenas e retilíneas.

A estrutura é evidenciada como valor estético em si. Os vãos das fachadas do bloco central/principal da edificação apresentam forma modular propiciando ritmo tanto internamente como externamente na edificação. As paredes de alvenaria de concreto, aço e vidro nas envasaduras sustentam-se por pilares de seção quadrada e elegantes pilotis de seção circular. Estes pilares se projetam debaixo de marquises retas e curvas propiciando certa leveza visual.

A edificação representa claramente o estilo moderno nas formas retangulares, com ângulo reto e linhas curvas que permitem uma certa organicidade e simplicidade na composição do desenho arquitetônico.
Fonte: Secretaria de Turismo/PMC.

Descrição: O Instituto Agronômico de Campinas – IAC foi criado em 1887 com a denominação de Estação Agronômica de Campinas, considerando a necessidade de estabelecer medidas públicas que promovessem a modernização da agricultura, definindo como eixos de atuação o ensino e a pesquisa. Juntamente com o Instituto Biológico (São Paulo) e a Escola Superior de Agricultural Luiz de Queiroz (Piracicaba), desempenhou papel importante na formulação das políticas públicas estaduais na área da agricultura, com criação das condições de convergência entre conhecimento científico e produção agrícola.
O IAC ocupa área com 46.000 m2. As construções se iniciaram em 1887, com o Edifício D. Pedro II, projeto do Eng. Henrique Florence, tendo sua ocupação se consolidado na década de 1950, com o Edifício Dr. Alcides de Carvalho, com linhas modernas. O tombamento recai sobre estas edificações e as demais denominadas: Antônio Prado, Dafert, antiga Residência do Diretor, além de estufas, muros e traçado do Parque.
Fonte: Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo.

FOTOS:

MAIS INFORMAÇÕES:
Site da instituição
Wikipedia


Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.