Recife – Quartel do Derby


Imagem: Fundarpe

O Quartel do Derby funciona no edifício do antigo “Derby Club”, inaugurado em 1925 e que encerrou suas atividades hípicas ao final do século XIX.

FUNDARPE – Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco
Nome atribuído: Quartel do Derby
Localização: Recife-PE
Região:
RD 12 – Região Metropolitana
Nível de Proteção: Tombado
Número: 61
Descrição: O Quartel da Polícia Militar de Pernambuco, conhecido como Quartel do Derby, foi construído no governo de Sérgio Loreto (1922-26) e inaugurado em 1925. Funcionava anteriormente no local o “Derby Club”, que encerrou suas atividades hípicas ao final do século XIX. Em seu lugar, foi consturído, em 1898, pelo rico empresário Delmiro Gouveia um mercado público. Destruído o mercado em 1900 por um incêndio, a área ficou abandonada até a década de 1920, quando foi construído o quartel da Polícia Militar. A nova construção não aproveitou os elementos remanescentes da obra incendiada e contribuiu para o definitivo assentamento do atual bairro do Derby.
A sua volumetria é composta por uma parte central mais alta, que se destaca do plano da fachada, ladeado por dois corpos laterais de grande extensão. Essa volumetria possui mais de um povimento e é encimada por um terraço com guarda-corpo em ameias e coroada por uma cúpula octogonal em conreto armado.
Fonte: Fundarpe.

FOTOS:

MAIS INFORMAÇÕES:
Fundarpe


Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.