Recife – Igreja Matriz da Paróquia de Nossa Senhora da Boa Viagem


Imagem: Py4nf

A Igreja Matriz da Paróquia de Nossa Senhora da Boa Viagem, em Recife-PE, foi tombada por sua importância cultural.

FUNDARPE – Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco
Nome do Bem: Sítio Histórico da Igreja Matriz da Paróquia de Nossa Senhora da Boa Viagem, correspondendo à Igreja, ao Obelisco, à Praça de Boa Viagem e à Casa de nº 16, no bairro de Boa Viagem
Localização: Recife-PE
Região: RD 12 – Região Metropolitana
Nível de Proteção: Tombado
Número do Processo: 59

Descrição: Marco primordial do processo de formação do povoado da Boa Viagem, a Igreja de Boa Viagem deu seu nome à praia, e porteriormente ao bairro. Embora a Igreja de Nossa Senhora da Boa Viagem traga em seu frontispício a data de 1707, ano da doação do terreno, não se sabe ao certo a data de sua inauguração, tendo como referência mais remota de seu funcionamento o ano de 1730.
O edifício, apesar das modificações sofridas, traz a marca do estilo barroco setecentista. Apresenta três portas, com duas janelas, óculo central ao nível do coro e frontão triangular encimado por cruz e recortado em suas volutas.
O obelisco, de 1926, marca a conclusão da Av. Boa Viagem e da consolidação do bairro. A praça, inicialmente destinada à reserva de área verde e lazer, foi aos poucos ocupada pelo comércio informal.
Fonte: Fundarpe.

FOTOS:

MAIS INFORMAÇÕES:
Fundaj
Fundarpe
Site da instituição
Wikipedia


Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.