Recife – Capela da Igreja dedicada a Nossa Senhora de Fátima


Imagem: Fundarpe

A Capela da Igreja dedicada a Nossa Senhora de Fátima, em Recife-PE, foi tombada por sua importância cultural.

FUNDARPE – Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco
Nome atribuído: Capela da Igreja dedicada a Nossa Senhora de Fátima – incluindo o estacionamento da capela e área diante da igreja.
Localização: Av. Oliveira Lima, nº 824 – Soledade – Recife-PE
Região: RD 12 – Região Metropolitana
Nível de Proteção: Tombado
Número: 53

Descrição: A Capela de Nossa Senhora de Fátima compõe o conjunto arquitetônico do antigo Colégio Nóbrega do Recife, formado pelo antigo Palácio da Soledade, imóvel remanescente do século XVIII e tombado em nível federal, e demais edificações construídas em diversas épocas para atender às necessidades do tradicional colégio.
Teve seu projeto elaborado por Georges Munier e sua pedra fundamental lançada em 1933. A capela foi inaugurada em 1935, como o primeiro templo dedicado a Nossa Senhora de Fátima dno mundo, relevância que trouxe para o seu interior os restos mortais do confessor das três crianças para quem Nossa Senhora de Fátima apareceu.
Em sua construção ressalta-se o emprego de novas técnicas construtivas, com lajes planas e elementos das construções podem ser verificadas no interior sem ornamentação, na fachada e na torre com detalhes geométricos em argamassa armada, preocupações típicas do modernismo. O edifício sobrressai-se ainda pela planta em cruz latina, e, sobretudo, pela verticalidade evidenciada nas arcadas do interior da nave.
Fonte: Fundarpe.

FOTOS:

MAIS INFORMAÇÕES:
Wikipedia


Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.