Recife – Escola Rural Alberto Torres


Imagem: Fundarpe

A Escola Rural Alberto Torres, em Recife-PE, foi inaugurada em 1936, seguindo os princípios da arquitetura moderna do arquiteto Luiz Nunes.

FUNDARPE – Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco
Nome atribuído: Escola Rural Alberto Torres
Localização: Recife-PE
Região: RD 12 – Região Metropolitana
Nível de Proteção: Tombado
Número: 49
Número do Processo: 1037

Descrição: A escola recebeu seu nome em homenagem a Alberto Seixas Martins Torres, nascido em 1865, no Rio de Janeiro. Homem público, abolicionista, governador do Rio de Janeiro, ministro e modernista, que enalteceu a miscigenação nacional.
A Escola Rual Alberto Torres foi inaugurada em 1936, seguindo os princípios da arquitetura moderna. No Recife, a nova arquitetura desabrochou por iniciativa do arquiteto Luiz Nunes e sua equipe da Diretoria de Arquitetura e Construção (DAC), que tinha como objetivo principal, a construção de edifícios com finalidades públicas.
A escola está entre um dos exemplares erguidos entre 1935 e 1937, construção pioneira com uma linguagem diferente para a época, inspirada na corrente racionalista do movimento moderno. O edifício possui distribuição idêntica dos seus ambientes nos dois pavimentos. Na volumetria destacam-se os arcos que sustentam a rampa.
Fonte: Fundarpe.

FOTOS:

MAIS INFORMAÇÕES:
Vitruvius
Fundarpe


2 comments

  1. severino silva |

    morro de saudades da minha querida escola AT diretora dona iara ispetora dona nuvenil merendeira dona lurdes minhas queridas profesoras silvia socorro lais e a inesquecivel marcia carlota breqfeld lopes afonso saudades inormes…………..

    1. EGBERTO GASPAR DE MOURA |

      Também estudei lá, tendo concluído em 1969. Que bom relembrar através do Severino, os nomes da Diretora Iara e da Professora Nuvenil. Tenho gratas recordações desse tempo. Hoje, já quase me aposentando, como Professor Titular da UERJ, no Rio de Janeiro, gostaria de manifestar toda a minha gratidão a essa magnífica escola.

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.