Recife – Conjunto Ambiental, Paisagístico e Histórico do Prata


Imagem: Fundarpe

O Conjunto Ambiental, Paisagístico e Histórico do Prata, em Recife-PE, foi tombado por sua importância cultural.

FUNDARPE – Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco
Nome atribuído: Conjunto Ambiental, Paisagístico e Histórico do Prata
Localização: Parque Estadual de Dois Irmão –  Recife-PE
Região: RD 12 – Região Metropolitana
Nível de Proteção: Tombado
Número: 46
Número do Processo: 2959

Descrição: Bacia do Prata – localizado dentro Parque Estadual de Dois Irmãos, o manancial é um dos pontos de captação de água com maior pureza de toda a Região Metropolitana do Recife graças à preservação da mata atlântica no seu entorno. Desde 1842, quando foi construído pela extinta Companhia do Beberibe, o Açude do Prata é usado para abastecer os moradores da capital pernambucana, primeiramente por meio de chafarizes e, a partir do século XX, pela rede de distribuição de água.
Fonte: MP.

Descrição: A Mata de Dois Irmãos constitui uma das poucas áreas remanescentes da Mata Atlântica no Grande Recife. É no interior dessa área que está localizado o Riacho do Prata, cujas águas represadas deram origem ao Açude do Prata, cujas águas represadas deram origem ao Alude do Prata, ponto inicial do abastecimento de água do Recife, no século XIX.
Além do Prata, mais três açudes: do Meio, do Germano e de Dois Irmãos, compunham o sistema de abastecimento de água da antiga Companhia de Beberibe. Ao longo dos 74 anos de serviços que a companhia prestou à população do Recife, vários equipamentos foram pouco a pouco incorporados ao sistema de abastecimento. Merecem destaque o Chalé do Prata, construção de dois andares de gosto eclético, na qual sobressai-se o telhado com arremates em lambrequins de madeira e a Usina Dois Irmãos, edifício de estilo clássico inglês, construído no final do século XIX.
Fonte: Fundarpe.

FOTOS:

MAIS INFORMAÇÕES:
Ministério Público
Fundaj
Wikipedia


Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.