Recife – Casa Rua da União, nº 263


Imagem: Google Street View

Na Casa à Rua da União, nº 263, hoje Espaço Pasárgada, o poeta Manuel Bandeira viveu dos seis aos dez anos.

FUNDARPE – Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco
Nome atribuído: Casa nº 263 da Rua da União, Boa Vista, Recife, onde viveu o poeta Manuel Bandeira – Recife
Outros Nomes: Espaço Pasárgada, Casa de Manuel Bandeira, Casa nº 263 da Rua da União (Casa do Poeta Manuel Bandeira – Espaço Pasárgada) – Recife
Localização: Recife-PE
Região: RD 12 – Região Metropolitana
Nível de Proteção: Tombado
Número: 40
Uso Atual: Espaço Pasárgada

Descrição: Foi no sobrado nº 263 da Rua da União, hoje Espaço Pasárgada, onde o poeta Manuel Bandeira viveu parte da sua infância, dos seis aos dez anos. O casarão em estilo neoclássico, de propriedade do avô de Bandeira, inspirou vários de seus poemas. Em um deles, “Evocação do Recife”, Bandeira retrata a cidade a partir da ótica de uma criança que começa a descobrir o mundo que existia para além das fronteiras da casa de seu avô:

“Rua da União onde todas as tardes
Passava a preta das bananas
Com o xale vistoso de pano da Costa.
E o vendedor de roletes de cana
O de amendoim que se chamava midubim
E não era torrado era cozido.
Me lembro de todos os pregões
Ovos frescos e baratos
Dez ovos por uma pataca
Foi há muito tempo…”

Em 19 de abril de 1986, dia do centenário de nascimento do poeta, a já conhecida Casa de Manuel Bandeira foi inaugurada com o nome de Espaço Pasárgada. O prédio, construído em 1825 e tombado pelo Governo do Estado através da Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco, em 1983, passou a funcionar como um espaço de preservação da obra do poeta e de fomento à literatura, com atividades como mapeamento de poetas e escritores pernambucanos vivos e mortos, recitais poéticos, lançamento de livros e uma gráfica, que publicou durante a década de 1990 livros de autores pernambucanos, além de cartazes, informativos e cartilhas relacionadas a literatura.
Atualmente o Espaço Pasárgada se configura como um centro de vivência e produção literária e, desde abril de 2009, acolhe a Coordenadoria de Literatura da Fundarpe. Realiza ações de fomento à literatura dentro da casa – aberta a pesquisas e eventos literários – e fora dela – através de intercâmbio e parcerias com outros grupos e espaços ligados à literatura e à cultura de modo geral.
O Pasárgada possui uma sala de estudos literários, com uma pequena biblioteca de literatura pernambucana e acervo que reúne a obra completa de Manuel Bandeira, biografia, estudos e vídeos sobre vida e obra do poeta.
Fonte: Fundarpe.

FOTOS:

MAIS INFORMAÇÕES:
Fundarpe
Wikipedia


2 comments

  1. Edith Domingos |

    Bom dia, meu nome é Edith Domingos, sou arquiteta e estou desenvolvendo um projeto sobre os prédios históricos de Recife; para tanto, gostaria de saber onde posso adquirir informações sobre o sobrado na rua da União; Espaço Passárgada, tais como planta baixa ou medidas de áreas como primeiro e segundo piso.

    Muito grata!

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.