Paulista – Casa-grande e Jardim do Coronel


Imagem: Prefeitura Municipal

A Casa-Grande e Jardim do Coronel, em Paulista-PE, foi tombada por sua importância cultural.

FUNDARPE – Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco
Nome atribuído: Casa-grande e Jardim do Coronel
Localização: Paulista-PE
Região: RD 12 – Região Metropolitana
Nível de Proteção: Tombado
Número: 35

Descrição: Após adquirir no início do século XX a firma Rodrigues & Lima- uma fábrica de tecidos em falência, situada em Paulista- nessa época ainda distrito de Olinda, o sueco Herman Lundgren com seu espirito empreendedor deu início a construção de duas vilas operárias conhecidas como Companhia de Tecidos Paulista – precursora do desenvolvimento da cidade. Logo após instalar-se no local o patriarca da família Lundgren sentiu a necessidade de construir o casarão para acomodar sua família.
A Casa Grande, localizada no coração da cidade, é constituída de duas edificações germinadas. A primeira casa, térrea, foi construída no princípio do século XX, com área de 377m2, cercada por alpendres com sustentação de colunas metálicas e calhas para condução de água pluvial. Possui cobertura de telhas, do tipo canal, arrematada por empenas laterais triangulares com pequenas aberturas.
No início da década de 30 foi construída a segunda casa com quatro pavimentos repetidos, numa área de 1.164m2. Sua estrutura é composta de pilares, vigas e lajes em concreto armado, fachadas com tijolos cerâmicos aparentes e a cobertura, em quatro águas com telhas tipo francesa, com nítida influência da arquitetura europeia. O jardim do Coronel situa-se ao lado da Casa Grande (os dois possuem uma área total de 23.584m2), onde já funcionou um jardim zoológico nas décadas de 40/50.
O jardim, que além de zoológico, funcionou um parque de diversões para os filhos dos funcionários da CTP (Companhia de Tecidos do Paulista), é bastante arborizado. Nele ainda existem várias árvores (oitizeiros, jaqueiras, castanholas, mangueiras, palmeiras). No local há um coreto e a estátua do Coronel Frederico Lundgren, filho do patriarca Herman. Todo o gradil que envolve o jardim é feito de ferro fundido. O monumento está fechado para visitação pública desde 1967.
Fonte: Prefeitura Municipal.

FOTOS:


Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.