Paulista – Conjunto Arquitetônico de Nossa Senhora do Ó


Imagem: Fundarpe

O Conjunto Arquitetônico de Nossa Senhora do Ó, composto por Igreja, cemitério e algumas casas, é datado de 1811.

FUNDARPE – Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco
Nome atribuído: Conjunto Arquitetônico de Nossa Senhora do Ó
Localização: Av. Carlos Gueiros – Paulista-PE
Região: RD 12 – Região Metropolitana
Nível de Proteção: Tombado
Número: 33

Descrição: Localizado na Av. Cláudio Gueiros Leite, n° 7073, Nossa Senhora do Ó, no município do Paulista, o Conjunto Arquitetônico de Nossa Senhora do Ó é datado do ano de 1811. O complexo é constituído pela Igreja de Nossa Senhora do Ó, pelo cemitério que fica ao lado esquerdo do templo e também por um conjunto de casas. A atual igreja foi construída no local onde anteriormente existia uma capela.
Segundo a lenda, durante a construção do templo religioso, no ano de 1810, apareceu uma fonte cuja água era milagrosa e curava doenças. O fato levou o local a receber intensas romarias, tornando-se necessária a construção das casas para abrigar os romeiros no terreno da igreja.
O conjunto apresenta traços característicos da arquitetura religiosa do Brasil do século XIX. A igreja tem sua fachada composta por uma porta central e duas janelas avarandadas na parte superior. A torre sinaleira é situada à direita. Possui nave única, sendo seu coro em madeira trabalhada, o altar é simples e bastante conservado. A igreja funciona até os dias atuais.
Fonte: Prefeitura Municipal.

FOTOS:

MAIS INFORMAÇÕES:
Fundarpe
Prefeitura Municipal


Comentários

  1. MARCOS AURELIO DA UNIAO LEITE |

    Deveria ser mais divulgado e explorado esse acervo histórico que temos. Paulista tem uma história e um patrimônio riquíssimo que não é divulgado no cenário turístico, infelizmente.

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.