Vitória de Santo Antão – Monte das Tabocas


Imagem: Fundarpe

O Monte das Tabocas, em Vitória de Santo Antão-PE, foi palco de célebre batalha entre os luso-brasileiros e os holandeses, em 1645.

FUNDARPE – Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco
Nome atribuído: Sítio Histórico do Monte das Tabocas
Localização: Vitória de Santo Antão-PE
Região: RD 10 – Mata Sul
Nível de Proteção: Tombado
Número: 20
Descrição: O Monte das Tabocas é uma área de aproximadamente 11 hectares, localizada no município de Vitória de Santo Antão, Pernambuco, que em 3 de agosto de 1645 foi palco de célebre batalha entre os luso-brasileiros e os holandeses. Os primeiros, liderados por Antônio Dias Cardoso e João Fernandes Vieira, entrincheirados nas partes altas e protegidos pelos tabocais derrotaram os flamengos.
Fonte: Wikipedia.

Descrição: Em meados de 1645, iniciou-se um movimento revolucionário luso-brasileiro contra os invasores holandeses à Capitania de Pernambuco, que ficou conhecido como “Insurreição Pernambucana” e que visava sitiar os holandeses e investir contra os seus domínios na região.
O movimento foi deflagrado com o primeiro grande combate no Monte das Tabocas, em 03/08/1645. A partir de então, os holandeses ficaram sitiados no Recife e em alguns poucos pontos fortificados do litoral. Com as dificuldades resultantes de um cerco de quase dez anos consecutivos, os flamengos capitularam em 1954.
Em 1940, o município de Vitória de Santo Antão desapropriou cerce de 9.000m2 de um sítio onde está localizado o Monte das Tabocas, e uma faixa de terreno de forma irregular com 1.350m2, respectivamente. Em 1978, o Governo de Pernambuco fez nova desapropriação instituindo o “Parque Histórico Estadual das Tabocas”. A denominação Tabocas vem de uma espécie de cana brava, que corresponde ao que é hoje chamado de bambu ou taquara.
Fonte: Fundarpe.

FOTOS:

MAIS INFORMAÇÕES:
Wikipedia
Wikipedia
Site da Prefeitura


Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.