Laranjeiras – Engenho Retiro


Imagem: Acervo Digital do Iphan

O Engenho Retiro, em Laranjeiras-SE, foi residência dos jesuítas, estabelecidos no local no século XVII. Sua construção é datada de 1701.

IPHAN – Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional
Nome atribuído: Engenho Retiro: casa e Capela de Santo Antônio
Localização: Laranjeiras-SE
Número do Processo: 297-T-1941
Livro do Tombo Histórico: Inscr. nº 231, de 14/01/1944
Livro do Tombo Belas Artes: Inscr. nº 298-A, de 14/01/1944

Descrição: Laranjeiras é considerada a segunda cidade mais antiga do Estado de Sergipe, sendo sua fundação datada de 1605. Em 1808, a povoação de Laranjeiras contava com cerca de 600 fogos na sede e em suas redondezas, o que representava um bom número relacionado a produção de cana-de-açúcar no Brasil. A cidade foi elevada a categoria de freguesia em 1835. O município situa-se a noroeste de Aracaju, distante deste cerca de 19 km.
A casa do Engenho Retiro foi residência dos jesuítas, estabelecidos no local no século XVII. Sua construção é datada de 1701. A igreja de Santo Antônio passou por reformas no início do século XIX.
A casa possui dois pavimentos e varanda apoiada sobre colunamento em madeira. A porta principal é em verga reta (como todas as demais), mas possuindo ombreiras em pedra decorada, encimada por inscrição datada de 1701. As demais portas e janelas são em verga reta com vedação em folhas lisas. As demais portas e janelas são em verga reta com vedação em folhas lisas. O telhado é em quatro águas, possuindo a fachada posterior beiral duplo.
A igreja possui portadas de vergas curvas, ombreiras e folhas almofadadas. As janelas do coro e das torres sineiras são em verga curva, com vedação em folhas lisas. O frontão possui volutas, óculo vedado e é encimado por cruz. A fachada possui cornija. As duas torres possuem janelas sineiras em arco pleno, e são encimadas por cúpulas coroadas por pináculos. O telhado é em duas águas. No interior, o altar-mor possui colunas em estilo greco-romano, maquineta e decoração em motivos florais. O púlpito é em madeira.
Observações: O tombamento inclui todo o acervo da Capela, de acordo com a Resolução do Conselho Consultivo da SPHAN, de 13/08/85, referente ao Processo Administrativo nº 13/85/SPHAN.
Fonte: Iphan.

FOTOS:

MAIS INFORMAÇÕES:
Patrimônio de Influência Portuguesa


Comentários

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.