Rio dos Cedros – Escola Rural e Casa do Professor


Imagem: SICG

A Escola Rural e Casa do Professor, em Rio dos Cedros-SC, tinha aulas em alemão, que garantiam a sobrevivência da língua-mãe e a manutenção da identidade alemã.

IPHAN – Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional
Nome atribuído: Escola Rural e Casa do Professor
Localização: Rio dos Cedros-SC
Número do Processo: 1141-T-1985
Livro do Tombo Arqueológico, Etnográfico e Paisagístico: Inscr. nº 97, de 08/09/1986
Livro do Tombo Histórico: Inscr. nº 511, de 08/09/1986
Livro do Tombo Belas Artes: Inscr. nº 574, de 30/09/1985
Santa Catarina – Roteiros Nacionais de Imigração

Descrição: Escola Rural e Casa do Professor, também conhecido(a) como Casa do Professor, localizado(a) no estado de Santa Catarina, cidade(s) de Rio dos Cedros, é um Bem Imóvel, do tipo Conjunto Arquitetônico, com estado de conservação Regular e de preservação Pouco Alterado.
Fonte: SICG.

Descrição: O imigrante viveu por muito tempo em comunidades isoladas, praticamente sem contato com cidades e vilas brasileiras. Não via, assim, razão alguma para que seus filhos aprendessem português e, com o descaso das autoridades brasileiras na busca de soluções para a construção de escolas, muitas colônias resolveram construir e manter, por conta própria, escolas e professores. Muitas escolas comunais foram erguidas por mutirão pelos próprios colonos. Assim surgiram inúmeros conjuntos de Casa e Escola do Professor. Dezenas dessas construções pontilhavam a paisagem rural. Durante a Segunda Grande Guerra, porém, com a nacionalização das escolas e a proibição do ensino em alemão (além da interdição da língua), a maioria delas foi abandonada. Restaram poucos exemplares, dentre os quais destacam-se aquela que é conhecida como  Escola nº1, na Itoupava Central, em Blumenau – possivelmente a mais antiga escola rural ainda existente no município; a Casa/Escola de Cedrinhos, em Rio dos Cedros – já tombada pelo IPHAN –, e a Casa e Escola da área urbana de Timbó. São exemplares rurais construídos em enxaimel, a técnica predileta para a construção tanto das escolas, quanto das casas dos professores. Todos apresentam cuidados singelos, raramente presentes nas moradias dos colonos, tais como beirais trabalhados, dimensões incomuns e colocação caprichosa de tijolos aparentes.
Em São Bento do Sul, na estrada Dona Francisca, preservase interessante escola, edificada em alvenaria de tijolos, que apresenta, como particularidade, abrigar sob o mesmo teto e escola e a casa do professor.
As escolas comunitárias eram elemento indispensável na configuração das colônias e representavam a principal instituição da comunidade, destinada à manutenção e estímulo ao uso do idioma. Eram caracteristicamente locais e sua figura central era o colono-professor que, muitas vezes, concentrava também as tarefas religiosas e recreativas. Muitas vezes o professor era o chefe de alguma família da localidade, e por isso sobrepunha sua atividade de ensino à atividade agrícola.
Além disso, as aulas ministradas em alemão eram uma garantia à sobrevivência da língua-mãe e à manutenção da identidade alemã. […]
Fonte: Iphan.

Descrição: A região da Vila Itoupava pertencia ao Distrito de Massaranduba. A emancipação do Distrito da Vila Itoupava aconteceu através do Decreto Lei Estadual nº 941, de 31 de dezembro de 1943. A localidade era conhecida por Unter Itoupava Rega. Alguns acham que a palavra Rega tem sua origem na palavra Regen = chuva, por ser uma região montanhosa mais sujeita a chuvas orográficas. Ao longo da estrada geral, atualmente denominada de Rua Erwin Manske, que percorre a área rural, a localidade ainda é chamada de Itoupava Rega.
O perímetro do Distrito de Vila Itoupava foi fixado através do Decreto Lei nº 103, de 24 de janeiro de 1944, pelo Prefeito Bruno Hildebrand. Através da Lei nº 2.022, de 20 de agosto de 1974, na administração Félix Theiss, é definido o perímetro urbano do Distrito.
O distrito dista a 25 km do centro de Blumenau, possuindo 91 km2, destes apenas 7 km2 são de área urbana. Na área rural existem, aproximadamente, 150 km de estradas que são macadamizadas.

A região se caracteriza por morros e vales estreitos. Como atividade econômica predominante, entretanto, pouco expressiva, possui a agropecuária, que é usada, quase sempre, para atender as necessidades de subsistência das famílias.
O Distrito da Vila Itoupava possui algumas características oriundas da colonização, que estão presentes em seu cotidiano. O estilo de construção, o dialeto, os costumes, os jardins defronte as casas e a etnia ainda são bem perceptíveis. Outra atividade cultural bem representada são os tradicionais Clubes de Caça e Tiro.
No mês de outubro de 1896 foi fundado o Schuetzewerein Harmonia que, atualmente, é representado pela Sociedade Recreativa Serrinha. No ano de 1898 foi fundado o Schuetzewerein Itoupava Rega que, em 1939, foi obrigado a mudar sua denominação para Sociedade de Tiro Ipiranga, em função de uma lei federal; e em 1947 passou a chamar-se de Clube de Caça e Tiro Itoupava Rega.
Em 1920 foi criado o Schuetzewerein Einigkeit que, em 1950, passou a denominar-se de Clube de Caça e Tiro União. A Sociedade Recreativa e Esportiva Braço do Sul foi fundada em 26 de outubro de 1952.
Já no dia 13 de maio de 1960 foi fundada a Sociedade Recreativa e Esportiva 13 de maio. Em 21 de maio de 1977 foi fundado o Clube de Caça e Tiro XV de Novembro, localizado no ribeirão Sarmento.

Na área urbana foi criada a Escola Cel. Pedro Christiano Feddersen, em 4 de junho de 1954, onde mais tarde foi transformada em Conjunto Habitacional Cel. Pedro Christiano Feddersen. O local, hoje, é a atual Intendência de Vila Itoupava.
Na área da saúde se destaca a chegada à Vila Itoupava o DRua Alfred Hoess, que em 13 de janeiro de 1924, inaugurou o Hospital Sociedade Beneficente Misericórdia. No dia 14 de novembro de 1963 é fundada a Casa São José, na residência que pertenceu ao DRua Hoess e que hoje, pertence aos padres franciscanos.
Na atividade industrial, que surgiu durante a Primeira Guerra Mundial, a industrialização de banha e derivados de carnes Artur Zindars foi uma das pioneiras. Atualmente, a empresa se chama Indústria e Comércio Zindars, estando situada na área rural da Vila Itoupava.
A indústria mais importante da Vila Itoupava, atualmente, é a Fábrica de Bordados e Cadarços Haco S/A, fundada em 1924. Com aproximadamente 1.000 colaboradores, ela se destaca na fabricação de etiquetas, estando entre as maiores do mundo neste gênero.
O Distrito de Vila Itoupava é cortado pela SC-474, que foi asfaltada em 1977/78, no trecho Itoupavazinha/Vila Itoupava. Já o trecho da via que vai para Massaranduba, foi retificado e asfaltado em 1983.
Fonte: Prefeitura municipal.

MAIS INFORMAÇÕES:
Prefeitura municipal
Mapa da Vila
Seplan
SICG
Prefeitura Municipal
Dossiê de Tombamento – Roteiro Nacional da Imigração – vol. 1
Dossiê de Tombamento – Roteiro Nacional da Imigração – vol. 2


Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.