Joinville – Palácio dos Príncipes de Joinville


Imagem: Matheus Gallo

A construção do Palácio dos Príncipes de Joinville, também conhecido como Maison de Joinville, teve início em 1867 e foi concluído em 1870. Projeto de Frederico Bruestlein.

IPHAN – Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional
Nome atribuído: Palácio dos Príncipes de Joinville ou Palácio do Domínio Dona Francisca
Localização: R. Rio Branco, nº 229 – Centro – Joinville-SC
Número do Processo: 161-T-1938
Livro do Tombo Histórico: Inscr. nº 149, de 04/12/1939
Livro do Tombo Belas Artes: Inscr. nº 290, de 04/12/1939

Descrição: O Casarão, também conhecido como “Maison de Joinville” teve o início da sua construção em 1867 e foi concluído em 1870, o projeto da casa foi elaborado por Frederico Bruestlein, administrador dos bens do Príncipe de Joinville.
O Sr. Frederico Bruestlein, em 15 de outubro de 1865, assumiu o cargo de representante do Príncipe de Joinville e do Duc d’Aumale. Encontrou ele uma velha casa de administração em estado deplorável, o madeiramento do terraço apodrecido e meio caído além haver cupins na casa de habitação a qual uma reforma seria inviável.
Em 13 outubro de 1866 com o objetivo de ser a administração dos bens do Príncipe de Joinville e também a sede administrativa da Colônia Dona Francisca, Brüstlein entregou o projeto para aprovação, a verba inicial foi de 10 contos de reis. Escolheu então o Sr. Bruestlein o terreno apropriado para a nova construção. A habitação antiga achava-se no terreno do Príncipe de Joinville, uma área de 100 X 100 braças quadradas (equivalente a 48400 m²) num terreno de frente à “Ziegelstrasse”, hoje Rua do Príncipe. O padrão de arquitetura do casarão é inspirado nas casas da burguesia de Paris.
Fonte: Wikipedia.

FOTOS:

PANORAMA 360 GRAUS

MAIS INFORMAÇÕES:
Wikipedia
Site da instituição
UDESC


Comentários

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.