Blumenau – Igreja Luterana do Espírito Santo


Imagem: Google Street View

A Igreja Luterana do Espírito Santo, em Blumenau-SC, foi tombada por sua importância cultural.

IPHAN – Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional
Nome atribuído: Edificações e Núcleos Urbanos e Rurais relacionados com a imigração em Santa Catarina – Igreja Luterana do Espírito Santo
Localização: R. Amazonas, n. 199 – Garcia – Blumenau-SC
Número do Processo: 1548-T-2007
Livro do Tombo Arqueológico, Etnográfico e Paisagístico: Inscrito em 09/2015
Livro do Tombo Histórico: Inscrito em 09/2015
Livro do Tombo Belas Artes: Inscrito em 09/2015

FCC – Fundação Catarinense de Cultura
Nome Atribuído: Igreja Luterana
Outros Nomes: Igreja do Espírito Santo
Localização: Rua Amazonas, s/n – Blumenau-SC
Número do Processo: 122/2000
Decreto de Tombamento: n° 5.913, de 21/11/2002.

Descrição: A Igreja do Espírito Santo é considerada a primeira igreja luterana construída no Vale do Itajaí, no núcleo da Colônia Blumenau. Sua pedra fundamental teria sido lançada em 23 de setembro de 1868, sendo o templo inaugurado nove anos depois. Consta que foi erguida sem a torre, construída anos depois e finalizada em 1929, para abrigar o sino. O sino foi fabricado em Bochum, na Alemanha, em 1873.
Implantada à meia colina, de frente para o centro histórico e para o Rio Itajaí, a Igreja do Espírito Santo tem destaque na paisagem urbana e é marco referencial, pois é vista de vários pontos da cidade.
No lote atrás da igreja há um cemitério que abriga lápides de algumas das primeiras famílias que chegaram à Colônia Blumenau.
A igreja, de estilo neogótico, possui planta octogonal; foi construída em alvenaria autoportante (capaz de sustentar a edificação sem necessidade de outra estrutura), rebocada, e tem seu interior revestido de madeira.
Fonte: UDESC.

Descrição: Em setembro de 1868 aconteceu o lançamento da pedra fundamental para a primeira igreja luterana da região. No entanto, somente anos depois, os luteranos puderam celebrar a inauguração do templo que passou a ser denominado Igreja do Espírito Santo.
Responsável pela igreja, que era o principal templo da colônia, o Pastor Rudolph Oswald Hesse atendeu os imigrantes desde 1857, e, além dos serviços pastorais, coordenou trabalhos nas áreas da educação e formação escolar com a fundação da escola paroquial que posteriormente foi transformada na Neue Schule, ou, em português, Nova Escola.
A igreja foi projetada por Henrich Krohberger, em arquitetura neogótica, um estilo originado na Inglaterra, que procurava reviver as características da arquitetura gótica original, entre elas as abóbodas, contrafortes e os arcos ogivais. No Brasil o estilo foi popularizado a partir do reinado de D. Pedro II.
Fonte: Prefeitura Municipal.

Histórico do bairro: O bairro Garcia recebeu essa denominação oficial através da Lei nº. 717, de 28 de abril de 1956. A origem do nome se deve à existência de moradores, no ano de 1846, oriundos do rio Garcia, do município de Camboriú. No mapa da Colônia de Blumenau, de 1864, já constava o nome do ribeirão Garcia.
No Distrito do Vale do Garcia constava, segundo mapa da Colônia, 31 lotes na margem direita e 25 na margem esquerda. Ao longo do ribeirão foi construída a estrada à medida que os lotes eram demarcados, prolongando-se depois pelos bairros da Glória, Progresso, sempre seguindo os ribeirões Garcia, Jordão e Caeté.
Em 1852, as terras às margens do ribeirão Garcia eram conhecidas por Die Kolonie (Da Colônia). O Dr. Fritz Müller residiu no bairro Garcia durante quatro anos, mudando-se depois para a rua XV de Novembro e, por fim, para a rua Itajaí, no bairro Vorstardt.
A rua Amazonas recebeu denominação através da Lei nº. 124, de 16 de abril de 1919; a rua Engenheiro Odebrecht pela Lei nº. 13, de 10 de setembro de 1936; o Beco Franke passou a denominar-se rua Goiás, por meio do decreto Lei nº. 68, de 18 de agosto de 1942; e o Beco Hospital passou a se chamar rua Araranguá com a Lei nº. 315, de 13 de março de 1952.
A mais antiga Sociedade de Atiradores foi fundada em 2 de dezembro de 1859, no Vale do Garcia, e um dos fundadores foi o Pastor Oswaldo Hesse. Durante a 1ª e 2ª Guerra Mundial foram suspensas as atividades nessas sociedades. No dia 2 de julho de 1932, foi fundada a Sociedade do General Osório, no Garcia, pelo professor suíço Rudolf Hollenweger.
A pedra fundamental da Igreja Evangélica de Confissão Luterana, da Paróquia Blumenau Centro, foi lançada em 23 de outubro de 1868, pelo Pastor Oswaldo Hesse, sendo o arquiteto responsável Henrique Krohberger. Nos fundos da igreja está o cemitério onde se encontra o túmulo de Fritz Müller.
Fonte: Prefeitura Municipal.

Descrição: A implantação da Colônia de Blumenau no ano de 1850 gerou uma das primeiras manifestações da arquitetura dos imigrantes alemães no atual Estado de Santa Catarina. Após alguns anos de luta pela implantação da colônia, iniciou-se um processo construtivo que marca até hoje na arquitetura local: a casa enxaimel. É por meio dessa arquitetura que os imigrantes alemães introduzem uma técnica única em todo o país, marcando esse período com singularidade e admirável beleza.

É pela sua aparência externa, marcada pela técnica construtiva, que os exemplares chamam a atenção. A cobertura bem inclinada em telhas claras, a armação em vigas escuras, as paredes de tijolos aparentes e as molduras das portas e janelas em branco contribuem para dar um encanto especial a essas casas simples e despretensiosas. Apesar da técnica ter sido aplicada largamente nas primeiras décadas, atualmente, na área urbana, esse tipo arquitetônico tornou-se uma raridade.

A maior parte dos exemplares enxaimel estão localizados nas áreas rurais de Blumenau e municípios vizinhos, onde essa arquitetura se difundiu ainda mais e permanecem preservadas. Após esse primeiro período, até o fim do século XIX, Blumenau passou por uma grande mudança em sua arquitetura. As pequenas e singelas casas começam a ser substituídas por edificações maiores, com dois pavimentos e estrutura em alvenaria auto portante, representando uma arquitetura mais refinada, mais confortável, que procura refletir o sucesso da colônia e os anseios da época pelo progresso.

Na Rua XV de Novembro, a principal rua no centro da cidade, existe um conjunto de edificações singulares dessa época.
Fonte: FCC.

FOTOS:

PANORAMA 360 GRAUS

MAIS INFORMAÇÕES:
UDESC
Prefeitura Municipal
Prefeitura Municipal
Seplan


Comentários

  1. Ademir Pfiffer |

    O acautelamento do imponente templo Luterano em Blumenau, trata-se de uma iniciativa para salvaguardar a referencia da arquitetura do imigrante.
    Portanto, comunidade unidade pela causa de preservar-se o seu patrimônio histórico-cultural representa esforço de preservar a identidade patrimonial e brasileira.
    Um voto de louvor a todos os engajados nessa defesa, que torna Blumenau reconhecida pelas politicas públicas de difusão patrimonial e cultural.

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.