Bagé – Fundações do Forte de Santa Tecla


Imagem: Acervo Digital do Iphan

O Forte de Santa Tecla foi construído em 1774 pelo governador de Buenos Aires, em um posto avançado na estância de São Miguel das Missões, então sob ocupação espanhola.

IPHAN – Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional
Nome atribuído: Forte de Santa Tecla: fundações
Localização: Bairro Santa Tecla – Bagé-RS
Número do Processo: 392-T-1948
Livro do Tombo Arqueológico, Etnográfico e Paisagístico: Inscr. nº 430, de 26/11/1970
Uso Atual: Parque e museu, sob os cuidados do Exército Brasileiro.
Descrição: O Forte de Santa Tecla foi construído em 1774 por determinação do governador de Buenos Aires, D.Juan Jose Vertiz y Salcedo, em um posto avançado na estância de São Miguel das Missões, então sob ocupação espanhola. Instalada às margens do Rio Negro, na borda de um precipício que protegia seu lado norte, a fortificação, com formato de pentágono, tinha muralhas feitas com leivas de barro socado e edificações localizadas ao redor da praça de pau-a-pique. Possuía cinco baluartes, um dos quais incompleto. Sua construção foi executada pelo engenheiro Bernardo Lecocq.
As fronteiras da região sul do Brasil constituíram, por longo tempo, motivo de embates entre hispânicos e portugueses. O Brasil, a Argentina e o Uruguai fizeram contínuas tentativas de aumentar os seus respectivos territórios, determinadas por divergências políticas internas e pelo interesse em incorporar áreas de importância econômica. A construção de fortificações foi estratégica na defesa de fronteiras fragilmente estabelecidas provocando, também, em alguns casos, o surgimento de povoações.
Em 1773, em função da penetração portuguesa na Banda Oriental (Uruguai), o Governador de Buenos Aires, D. Juan José Vertiz y Salcedo partiu com uma pequena tropa para a Coxilha Grande. No início de 1774, ao chegar em Santa Tecla, posto avançado da estância de São Miguel das Missões e local estratégico para o controle das tropas que cruzavam a região, ordenou a construção da fortaleza. Em 1776, o Forte de Santa Tecla foi cercado e arrasado pelos portugueses, comandados pelo sargento-mór Rafael Pinto Bandeira. Reconstruído, em 1778, pelos espanhóis, foi novamente tomado e destruído pelas tropas portuguesas, lideradas por Patrício Corrêa da Câmara, em 1801.
Hoje, restam vestígios das antigas fundações em pedra, localizadas num parque com 26 hectares.
Fonte: Iphan.

FOTOS:

MAIS INFORMAÇÕES:
Wikipedia
Fortalezas


Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.