Petrópolis – Fazenda Santo Antônio


Imagem: Iphan-RJ

A Fazenda Santo Antônio, em Petrópolis-RJ, é a mais antiga das três e foi edificada no início do século XVIII, às margens do Caminho Novo de Garcia Paes.

IPHAN – Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional
Nome atribuído: Fazenda Santo Antônio: casa
Localização: Estrada Petrópolis-Teresópolis, Km 6.5 – Distrito de Itaipava – Petrópolis-RJ
Número do Processo: 445-T-1951
Livro do Tombo Belas Artes: Inscr. nº 392, de 12/04/1951

Descrição: A abertura da Variante do Caminho Novo favoreceu a ocupação entre o alto da serra e o Paraíba do Sul. Fazendas e sítios foram se instalando ao longo do caminho. Destas, três antigas fazendas no atual município de Petrópolis são exemplos notáveis da arquitetura rural setecentista da região. Todas são marcadas em sua composição por grandes telhados em quatro águas e varandas em madeira ao longo das fachadas.
A Fazenda de Santo António é a mais antiga das três e foi edificada no início do século XVIII, às margens do Caminho Novo de Garcia Paes. Aqui também temos a larga e extensa varanda, com estrutura e guarda‐corpo de madeira terminando na capela, com solução idêntica à da Fazenda Samambaia. No interior da casa, existem duas preciosas pinturas nos forros da sala e do quarto principal. A capela tem um retábulo do início do século XIX e pinturas em estilo rococó tardio.
José Simões Belmont Pessôa
Fonte: Patrimônio de Influência Portuguesa.

Descrição: Cercadas por exuberante paisagem, a casa-sede e as demais construções rurais do antigo Engenho de Nossa Senhora da Soledade das Terras Frias, conhecido como Fazenda Santo Antônio, data do século XVIII e foi ponto de parada e passagem de tropeiros que transitavam por um dos atalhos do Caminho do Ouro (Estrada Real), cindos das Minas Gerais para o Rio de Janeiro.
O Barão de Mauá foi proprietário da fazenda no século XIX e, durante a República, o Presidente Getúlio Vargas frequentava essa propriedade. A Fazenda Santo Antônio é um Posto Avançado da Reserva da Biosfera da Mata Atlântica Brasil (UNESCO).
No conjunto da propriedade, se destaca a Capela cujo projeto é atribuído ao Mestre Valentim.
Fonte: Portal do Patrimônio (aplicativo do Iphan-RJ).

MAIS INFORMAÇÕES:
Portal do Patrimônio
Patrimônio de Influência Portuguesa
Informações e fotos


3 comments

  1. Leila Horta |

    Bom dia!

    Somos cinco pessoas que gostaríamos de visitar a fazenda e estamos hospedados no vale do Cuiabá,na residência de Maysa Salgado.
    Me chamo Leila Horta
    Bom
    Historiadora, paisagistas,arquiteta e chefe de cozinha.

  2. Gostaria de agendar uma visita para o dia 15 ou 16 de fevereiro sobre evento para casamento

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.