Recife – Forte Arraial Novo do Bom Jesus


Imagem: Fundaj

O Forte Arraial Novo do Bom Jesus, em Recife-PE, foi tombado por sua importância cultural.

IPHAN – Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional
Nome atribuído: Arraial Novo do Bom Jesus
Localização: Recife-PE
Localização: Iputinga – Recife – PE
Número do Processo: 942-T-1976
Livro do Tombo Histórico: Inscr. nº 467, de 08/04/1980
Uso Atual: Praça pública administrada pela Prefeitura do Recife

Descrição: O forte do Arraial Novo do Bom Jesus teve nove anos de existência, entre a sua construção, em 1645 e o seu abandono, em 1654. O Exército brasileiro considera que este foi o seu primeiro quartel, quando pela primeira vez os luso-brasileiros se uniram em torno de uma causa comum, embora o historiador Mello (1998: 01) chame a atenção para o fato de que estes ainda não possuíam o sentimento de defesa da pátria. Segundo Mello (1975), essa era uma guerra “abrasileirada”. Foi o local da posse de Francisco Barreto de Menezes como Governador da Capitania de Pernambuco e Mestre de Campo General do Brasil, em 16 de Abril de 1648.
[…]
O forte do Arraial Novo do Bom Jesus foi abandonado e ficou esquecido por cerca de dois séculos. Quando o Imperador D. Pedro II esteve em visita a Pernambuco, em 1859, chegou a fazer uma expedição em sua busca, mas seus vestígios não foram localizados. Só anos mais tarde, o então Instituto Archeológico Geográphico Pernambucano
assinalou o local com uma coluna, depois de várias pesquisas e estudos. Gouvêa (1978, p. 74) cita que D. Pedro II estudava a obra de Frei Raphael de Jesus, o “Castrioto Lusitano”, para encontrar locais relativos ao Movimento de Restauração Pernambucana, quando veio a Pernambuco.

Fonte: Stela Gláucia Alves Barthel.

FOTOS:

MAIS INFORMAÇÕES:
Stela Gláucia Alves Barthel
Fundaj
Fortalezas
Wikipedia


4 comments

  1. Esse além de um lugar histórico, é um lugar que faz parte da nossa infância, todos nós que tivemos nossa infância aqui nesse lugar , brincávamos sem ter a noção de quanta história tem esse lugar, e hoje já crescidos vemos o quanto o governo do estado não da importância para a história de nossos antepassados, principalmente em nosso bairro , que é algo raro, se tivessem tomado conta desse lugar , como deveria ,não estaria hoje em ruínas, e nossa história tão rica esquecida

  2. Espero que alguma entidade responsável, se preocupe com esta área, tão importante para nossa história

  3. ADRIANA ARAUJO |

    Passei toda a minha infância neste lugar maravilhoso, sabia sim que ali no passado tinha uma rica história, mais não imaginava o tamanho dela.
    Infelizmente esta abandonado, na minha infância ainda existia a casa por completo, hoje esta em ruínas.

  4. ZORAIDE ARAÚJO BRANDÃO DUQUE |

    Também faz parte da nossa história quando moramos no cordeiro próximo a Avenida do Forte. É uma pena a falta de conservação e a pixacão que observamos atualmente. Nossa história precisa ser preservada, pois o que seria de nós sem ela?

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.