Campinas do Piauí – Fábrica de Manteiga e Queijo


Imagem: NostalgiaPiauhy

A Fábrica de Manteiga e Queijo, em Campinas do Piauí-PI, é um importante testemunho da ocupação do interior do Brasil durante os séc. XVIII e XIX.

IPHAN – Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional
Nome atribuído: Estabelecimento das Fazendas Nacionais do Piauí: Fábrica de Manteiga e Queijo, no Município de Campinas do Piauí
Localização: R. Dirceu Arco Verde, nº 101 – Campinas do Piauí-PI
Número do Processo: 1561-T-2008
Livro do Tombo Histórico: Inscrito em 25/05/2015

Descrição: A Fábrica de Laticínios, em Campinas do Piauí, e o Estabelecimento Rural São Pedro de Alcântara, em Floriano, são importantes testemunhos da ocupação do interior do Brasil durante os séculos XVIII e XIX. Nesse sentido, proposta de tombamento pelo Iphan está relacionada com o processo de ocupação decorrente da utilização das Fazendas Nacionais a partir de projetos de aproveitamento da mão-de-obra remanescente da escravidão.
O valor arquitetônico das duas edificações também merece destaque. São exemplos emblemáticos do patrimônio edificado no Brasil entre o final do século XIX e começo do XX, tanto da arquitetura tradicional piauiense, que se utiliza de materiais e técnicas locais, quanto da arquitetura industrial implantada no interior do país em pleno século XIX. Construída em 1897, foi a primeira edificação erguida na região, seguida pela vila operária em seu entorno para abrigar os trabalhadores da fábrica. O prédio é um raro exemplar da arquitetura industrial piauiense do século XIX.
Possui quatro volumes: o corpo principal em forma retangular, outro volume retangular na parte frontal e dois outros na parte posterior. A chaminé se sobressai acima do corpo principal da edificação. Assim, os dois empreendimentos se constituem em documentos da ocupação do território brasileiro.
Fonte: Iphan.

FUNDAC – Fundação Cultural do Piauí
Nome Atribuído: Fábrica de Laticínios
Localização: Praça Aldemar Rocha, nº 101 – Campinas do Piauí-PI
Resolução de Tombamento: nº 7.294, de 26/01/1988
Livro do Tombo: Nº insc. 16, 05/01/1990

Descrição: Edificação construída na segunda metade do século XIX, apresentando características neoclássicas. A fachada principal possui um frontão, óculo, cornija trabalhada e uma modenatura bem marcada com pilastras. Foi projetada pelo engenheiro alemão Alfredo Modrak. No local funcionou uma fábrica pioneira no nordeste, sob a direção do engenheiro Antônio José de Sampaio, que importou maquinário moderno da Europa. A manteiga, leite condensado e queijo lá produzidos eram considerados de excelente qualidade. A Fábrica funcionou até 1947. Atualmente, o imóvel encontra-se abandonado.
Fonte: Fundac.

FOTOS:

MAIS INFORMAÇÕES:
Iphan
Fundac


Comentários

  1. Maria do Bom Sucesso Marques. |

    Muito bonita a história dessa Fábrica e mais ainda,a de Dr.Antonio José de Sampaio,um visionário,que o Piauí deveria enaltecer por toda a sua posteridade.

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.