Imagem: Rafael Vilela (ANJOS, et al., 2010, p. 22)

O Quilombo do Ambrósio, em Ibiá-MG, foi tombado por sua importância cultural.

IPHAN – Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional
Nome atribuído: Quilombo Ambrósio: remanescentes
Localização: Fazenda do Ambrósio – Ibiá – MG
Número do Processo: 1428-T-1998
Livro do Tombo Histórico: Inscr. nº 563, de 11/07/2002

Descrição: Remanescentes do Quilombo do Ambrósio, com a seguinte descrição do perímetro da área do tombamento: “Inicia-se no ponto topográfico 44 DN, situado na parte central do sítio arqueológico circundado por fosso (Ponto A), a partir do qual é traçada circunferência com raio de 80 (oitenta) metros, tendo por epicentro este ponto”.
Observações: Caráter do tombamento: Art. 216, § 5º, da Constituição Federal. O entorno encontra-se descrito à folha duzentos e vinte e dois do processo e foi aprovado pelo Conselho Consultivo à folha duzentos e cinqüenta e quatro do processo em questão. A inscrição seguinte, de nº 564, lavrada no mesmo livro, folha e data, se refere ao tombamento do acervo documental referente ao Quilombo do Ambrósio, igualmente tratado nos autos do processo nº 1428-T-98.
Fonte: Iphan.

IPHAN – Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional
Nome atribuído: Quilombo Ambrósio: documentação
Localização: Fazenda do Ambrósio – Ibiá – MG
Número do Processo: 1428-T-1998
Livro do Tombo Histórico: Inscr. nº 564, de 11/07/2002
Observações: Caráter do tombamento: Art. 216, § 5º, da Constituição Federal. A documentação está inserida em três códices classificados como “SC – Seção Colonial” e encontram-se no Arquivo Público Mineiro.

Prefeitura Municipal de Ibiá-MG
Nome atribuído: Quilombo do Ambrósio (> 2,0 ha)
Localização: Ibiá-MG

FOTOS:

MAIS INFORMAÇÕES:
ANJOS, et al.
Adler Homero Fonseca de Castro
Wikipedia


5 comments

  1. O Segundo Quilombo do Ambrósio, o de Ibiá-MG, foi encontrado evacuado (vazio) pelas tropas de Bartolomeu Bueno do Prado em 01.01.1759. Depois, voltando do ataque que foi fazer ao Quilombo da Pernaíba, localizado a norte da atual cidade de Patrocínio, Bartolomeu mandou destruir e queimar tudo que havia no Quilombo do Ambrósio de Ibiá, onde, portanto, nunca houve qualquer batalha. https://www.mgquilombo.com.br/imagens-quilombolas/primeira-povoacao-do-ambrosio-formiga-cristais-e-guape/

    1. O SEGUNDO Quilombo do Ambrósio, o de Ibiá, foi encontrado evacuado (vazio) em 01.09.1759 pelas tropas de Bartolomeu Bueno do Prado que, dali, foi atacar o Quilombo da Pernaíba que hoje se localiza a norte da atual cidade de Patrocínio. Na volta, em 08.09.1759, Bartolomeu mandou destruir e incendiar tudo que havia nesse Quilombo de Ibiá onde, portanto, nunca houve qualquer batalha. https://www.mgquilombo.com.br/imagens-quilombolas/o-ambrosio-1759-do-capitao-antonio-francisco-franca-1760/

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.