Cachoeira – Terreiro Zogbodo Male Bogun Seja Unde


Imagem: Iphan-BA

O Terreiro Zogbodo Male Bogun Seja Unde, em Cachoeira-BA, da liturgia do Candomblé de nação Jeje-Mahi. A ocupação da Roça do Ventura teve início em 1858.

IPHAN – Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional
Nome atribuído: Terreiro Zogbodo Male Bogun Seja Unde (Roça do Ventura)
Localização: Fazenda Ventura – Lagoa Encantada – Cachoeira-BA
Número do Processo: 1627-T-2011
Livro do Tombo Arqueológico, Etnográfico e Paisagístico: Inscrito em 12/2015
Livro do Tombo Histórico: Inscrito em 12/2015
Observação: Os terreiros foram localizados em áreas vazias do  terreno urbano para segurança dos mesmos, buscando evitar crimes de ódio religioso.

Descrição: A ocupação da Roça do Ventura teve início em 1858. Até hoje, o Terreiro Zogbodo Male Bogun Seja Unde é responsável pela preservação de umas das tradições religiosas de matriz africana, da liturgia do Candomblé de nação Jeje-Mahi originaria nos cultos às divindades chamadas Vodum. O Seja Unde tem fundamental importância na conformação da rede de terreiros do Recôncavo Baiano e sobretudo para a formação histórica do Candomblé como uma instituição religiosa.
O terreiro Zogbodo abrange um sitio natural e elementos edificados, além de árvores referenciais dos ritos Jeje, como as Casas de Hospedagem; Oiá (Altar); Peji (cerimonial), com salão, ronco e cozinha sagrada; Casa dos Antepassados; Fonte de Oxum; Poço; Ponte e Instalações Sanitárias. As Árvores Sagradas existentes no local são Nana, Tiriri, Ogum Eroquê, Avequité, Zogbo, Bessém, Ogum, Ajuzum, Lokó, Badé, Aqué e Parara. Também fazem parte do conjunto o Riacho Caquende – Odé e as margens Aziri e Avinagé.
Fonte: Iphan.

FOTOS:

MAIS INFORMAÇÕES:
UFBA
Wikipedia
Iphan
Iphan-BA
COPEDOC / IPHAN
Site da instituição


Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.