Pernambuco – Maracatu Nação


Estandarte

Imagem: Iphan

O Maracatu Nação, também conhecido como Maracatu de Baque Virado, é uma  forma de expressão cultural apresenta um conjunto musical percussivo a um cortejo real, evocando as coroações de reis e rainhas do antigo Congo africano.

IPHAN – Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional
Nome Atribuído: Maracatu Nação
Outros Nomes: Maracatu de Baque Virado
Localização: Estado de Pernambuco
Abrangência: Estadual
Livro de Registro de Formas de Expressão: Inscr. nº 33, de 12/03/2014
Descrição: O Maracatu Nação foi inscrito, pelo Iphan, no Livro de Registro das Formas de Expressão, em dezembro de 2014. Com a grande maioria dos grupos concentrada nas comunidades de bairros periféricos da Região Metropolitana de Recife, também é conhecido como Maracatu de Baque Virado. Essa forma de expressão cultural apresenta um conjunto musical percussivo a um cortejo real, evocando as coroações de reis e rainhas do antigo Congo africano. Os grupos apresentam um espetáculo repleto de simbologias e marcado pela riqueza estética e pela musicalidade, assim podem ser traduzidas as apresentações de grupos de maracatu, em Pernambuco. O momento de maior destaque consiste na saída às ruas para desfiles e apresentações no período carnavalesco.
Fonte: Iphan.

Descrição: O pedido de inserção deste festejo, no Livro de Registro das Formas de Expressão, foi apresentado pela Secretaria de Cultura do Governo do Estado de Pernambuco. O Maracatu Nação, também conhecido como Maracatu de Baque Virado, é uma forma de expressão que conjuga um conjunto musical percussivo a um cortejo real, que sai às ruas para desfiles e apresentações no período carnavalesco. O cortejo é composto por um conjunto de personagens que acompanham a corte real, ou seja, o séquito do rei e da rainha do Maracatu Nação e outras figuras como as baianas, os orixás, as calungas – bonecas negras confeccionadas com madeira ou pano e consideradas ícone dos maracatus nação – e outras que representam a realeza do maracatu.
Esses grupos pertencem às comunidades que estão situadas, em sua grande maioria, nos bairros periféricos da Região Metropolitana de Recife, no estado do Pernambuco. O maracatu nação é entendido como uma forma de expressão que congrega relações comunitárias, compartilhamento de práticas, memórias e fortes vínculos com o sagrado, evidenciadas por meio da relação desses grupos com os xangôs (denominação da religião dos orixás em Pernambuco) e jurema sagrada (denominação da religião de características afro-ameríndias). O valor patrimonial do Maracatu Nação reside na sua capacidade de comunicar elementos da cultura brasileira e carregar elementos essenciais para a memória, a identidade e a formação da população afro-brasileira.
Fonte: Iphan.

VÍDEOS:

Fonte: Iphan

Fonte: Iphan

Fonte: Iphan

MAIS INFORMAÇÕES:
Dossiê – Iphan
Iphan
SICG


Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.