Pernambuco – Cavalo-Marinho


grupo de cavalo marinho

Imagem: Iphan

O Cavalo Marinho é uma brincadeira popular com performances dramáticas, musicais e coreográficas, realizada no ciclo natalino por trabalhadores da zona rural.

IPHAN – Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional
Nome Atribuído: Cavalo-Marinho
Localização: Estado de Pernambuco
Abrangência: Estadual
Livro de Registro de Formas de Expressão: Inscr. nº 35, de 12/03/2014
Descrição: De forma sucinta, a brincadeira do Cavalo-Marinho é uma forma de expressão tradicionalmente realizada pelos trabalhadores rurais da região da Zona da Mata Norte de Pernambuco e sul da Paraíba durante o ciclo natalino. Trata-se de uma espécie de teatro popular que representa o cotidiano (presente e passado), real e imaginário, deste grupo social brasileiro por meio da poesia, da música, dos rituais e de seus movimentos corporais. Contém personagens com máscaras (figuras), variados tipos de danças, um rico repertório musical, a louvação ao Divino Santo Rei do Oriente, momentos de culto à Jurema Sagrada e a presença de animais ou bichos, como o Cavalo e o Boi. A brincadeira, que é comandada pelo Capitão, se realiza num terreiro em formato de semicírculo, em lugares planos e, normalmente, ao ar livre. Antigamente, era praticado nos engenhos e usinas de açúcar. O brinquedo tem suas raízes consolidadas nas senzalas como cultura produzida pelos negros escravizados oriundos da África.
Fonte: Iphan.

Descrição: O pedido de inserção deste bem, no Livro de Registro das Formas de Expressão, foi solicitado pela Secretaria de Cultura do Governo do Estado de Pernambuco. Identificaram-se aspectos relevantes para a instrução do processo do Cavalo Marinho, que se constitui como uma brincadeira popular que envolve performances dramáticas, musicais e coreográficas. Ela é realizada durante o ciclo natalino e seus brincadores são, em geral, trabalhadores da zona rural, mas também ecoa na região metropolitana de Recife e de João Pessoa, além de vários outros territórios do País. No passado, era realizada nos engenhos de cana-de-açúcar. O conhecimento do Cavalo Marinho é repassado de forma oral e pode ser entendido como um grande teatro popular, no qual são representadas as cenas do cotidiano e do mundo do trabalho rural por meio de: variado repertório musical, poesia, rituais, danças, linguagem corporal, personagens mascarados e bichos, como o boi e o cavalo (que dá nome à brincadeira). Nesta manifestação encontram-se diversos elementos artístico-culturais e sócio-históricos, como, por exemplo, a presença de mestres e de personagens e os elementos da vivência do trabalho rural. No Cavalo Marinho constroem-se constantemente novas identidades em cima da tradição.
Fonte: Iphan.

VÍDEOS:

Fonte: Iphan

Fonte: Iphan

Fonte: Iphan

MAIS INFORMAÇÕES:
Wikipedia
Dossiê – Iphan
Iphan


Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.