Amapá – Arte Kusiwa


arte kusiwa

Imagem: Iphan

A Arte Kusiwa é uma linguagem gráfica dos índios Wajãpi do Amapá. Pintura corporal e arte gráfica que sintetizam seu modo de conhecer, conceber e agir sobre o universo.

UNESCO – Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura
Nome Atribuído: Expressões orais e gráficas dos wajapis
Inscrito na Lista Representativa do Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade em 2008.

Descrição: Os wajapis, que pertencem ao grupo etnolinguístico tupi-guarani, são uma população indígena do norte da Amazônia. Os 580 membros que atualmente compõem essa comunidade vivem em cerca de 40 aldeias, agrupadas em um território protegido do Estado do Amapá, ao noroeste da região norte do Brasil.
Os wajapis têm uma tradição ancestral que consiste em utilizar tinturas vegetais para adornar, com motivos geométricos, seus corpos e outros objetos. Com o passar dos séculos, eles desenvolveram uma linguagem única, uma combinação de arte gráfica e verbal, que reflete sua visão particular do mundo e pela qual transmitem os conhecimentos essenciais da vida da comunidade.
Os motivos desta arte gráfica única, chamada kusiwa, são realizados com tinturas vegetais vermelhas, extraídas de uma planta amazônica, a bija, misturada com resinas perfumadas. A arte kusiwa é tão complexa que os wajapis consideram não ser possível alcançar as competências técnicas e artísticas necessárias para dominar a arte do desenho e da preparação das tinturas antes dos 40 anos de idade. Os motivos mais recorrentes são a onça pintada, a cobra, a borboleta e o peixe.
Os desenhos kusiwas se referem à criação da humanidade e dão vida aos numerosos mitos sobre o surgimento do homem. Esse grafismo corporal, vinculado às antigas tradições orais ameríndias, apresenta vários sentidos em diferentes níveis sociológicos, culturais, estéticos, religiosos e metafísicos. Assim, a arte kusiwa constitui a estrutura genuína da sociedade wajapi, e sua significação vai muito além de sua mera dimensão artística.
Esse repertório codificado de conhecimentos tradicionais evolui de forma permanente, uma vez que os artistas indígenas renovam constantemente seus motivos, mediante reinterpretações e invenções.
Fonte: Unesco

IPHAN – Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional
Nome Atribuído: Arte Kusiwa: Pintura Corporal e Arte Gráfica Wajápi
Localização: Estado do Amapá
Abrangência: Local
Livro de Registro de Formas de Expressão: Inscr. nº 2, de 12/20/2002

Descrição: A Arte Kusiwa – pintura corporal e arte gráfica Wajãpi – foi o primeiro bem registrado no Livro de Registro das Formas de Expressão. Trata-se de um sistema de representação, de uma linguagem gráfica dos índios Wajãpi do Amapá, que sintetiza seu modo particular de conhecer, conceber e agir sobre o universo.
Fonte: Iphan

SECULT – Secretária de Cultura do Estado do Amapá
Registro ad ofício

FOTOS:

VÍDEO:

Fonte: Iphan

MAIS INFORMAÇÕES:
Dossiê -Iphan
Iphan
SICG


Comentários

  1. Gostaria de saber o qual significado da Borboleta, tive a honra de receber a pintura no braço direito e perguntei o que significava e o indígena me falou que era uma borboleta, mas qual o significado da borboleta para eles? No momento não perguntei, pq fiquei observando a pintura sendo feita.

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.