São Francisco do Sul – Acervo do Museu Nacional do Mar


Imagem: Guilmann

O Acervo do Museu Nacional do Mar, em São Francisco do Sul-SC, foi tombado por sua importância cultural.

IPHAN – Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional
Nome atribuído: Acervo do Museu Nacional do Mar
Localização: São Francisco do Sul-SC
Número do Processo: 1618-T-2010
Livro do Tombo Arqueológico, Etnográfico e Paisagístico: Inscrito em 09/2014
Livro do Tombo Belas Artes: Inscrito em 07/2014

Descrição: Em 4 de janeiro de 1504, o navio francês L’Espoir atracou na costa brasileira, depois de uma viagem atribulada pelo Atlântico. Não se pode afirmar com certeza, mas é muito provável que o sítio onde desembarcou a tripulação tenha sido a ilha onde fica São Francisco do Sul, em Santa Catarina. Desde aquela época, a cidade tem sido freqüentada por estrangeiros. Depois dos franceses, vieram espanhóis e portugueses. Bem mais adiante, na segunda metade do século 19, São Francisco foi a porta de entrada para imigrantes de diversas nacionalidades, que vieram colonizar Santa Catarina. São Francisco também foi um entreposto comercial importante, conservando até hoje grande número de monumentos históricos tombados. Esse patrimônio tem sido recuperado pelo Programa Monumenta, destacando-se as obras realizadas na igreja Matriz Nossa Senhora da Graça, no Terminal Marítimo e
em toda a orla da baía de Babitonga.
O conjunto de edificações do Museu Nacional do Mar mereceu atenção especial. Afinal, o museu é uma das maiores instituições do gênero, com notável coleção de barcos brasileiros. E o patrimônio naval do país não tem rivais, pois é formado por cerca de duas centenas de embarcações, destinadas a ambientes específicos, sejam eles lacustres, fluviais ou marítimos.
E cada uma dessas embarcações traz em sua arquitetura contribuições técnicas de diversos povos, inclusive das populações indígenas do Brasil. Contudo, sob a pressão de diversos fatores, parte do patrimônio naval corre o risco de desaparecer.
Fonte: Iphan.

FOTOS:

PANORAMA 360 GRAUS 1
PANORAMA 360 GRAUS 2
PANORAMA 360 GRAUS 3

VÍDEO:

Fonte: TV Brasil.

MAIS INFORMAÇÕES:
UDESC
Wikipedia
Iphan
Site da instituição


Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.