Florianópolis – Fortaleza de Santo Antônio de Ratones


Imagem: Iphan

A Fortaleza de Santo Antônio de Ratones, em Florianópolis-SC, foi tombada por sua importância cultural.

IPHAN – Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional
Nome atribuído: Rerratificação (2015):”Fortaleza de Santo Antônio de Ratones e suas defesas anexas, incluindo a ilha de Ratones Grande, onde se situa, e seu material de artilharia, assim como a ilha de Ratones Pequeno” (Livros do Tombo Histórico e Arqueológico, Etnográfico e Paisagístico); “Fortaleza de Santo Antônio, em Ratones” (Livro do Tombo das Belas Artes)
Localização: Ilha de Raton Grande – Florianópolis – SC
Número do Processo: 101-T-1938
Livro do Tombo Arqueológico, Etnográfico e Paisagístico: Inscrito em 16/03/2017
Livro do Tombo Belas Artes: Inscr. nº 96, de 24/05/1938

Descrição: A Fortaleza de Santo Antônio de Ratones localiza-se na Ilha Ratones Grande, na baía norte da ilha de Santa Catarina, entre a ponta da Gamboa e a ponta do Sambaqui, em Florianópolis. A ilha de Ratón Grande é maior das duas ilhas “Ratones” assim denominadas, afirma-se, pelo explorador espanhol D. Álvar Núñez Cabeza de Vaca (1492-15??), que nomeado governador do rio da Prata, aportou em 29 de março de 1541 à baía norte da ilha de Santa Catarina onde permaneceu alguns meses. Na sua obra “Comentários”, entretanto, a denominação “ratones” é aplicada às pedras existentes nas águas do porto da ilha de Santiago de Cabo Verde, que “roíam” as correntes das âncoras dos navios, e onde a sua esquadra fez escala antes de alcançar a ilha de Santa Catarina.

Sob a invocação de Santo Antônio de Lisboa, esta fortaleza, junto com as outras duas da barra norte (a Fortaleza de Santa Cruz de Anhatomirim e a Fortaleza de São José da Ponta Grossa, e com a da barra sul (a Fortaleza de Nossa Senhora da Conceição de Araçatuba) integrava o sistema defensivo da ilha de Santa Catarina no século XVIII, e auxiliava a consolidar a ocupação do sul do Brasil, atuando como base estratégica para a manutenção do domínio português sobre a Colônia do Sacramento.

Projetada e construída pelo engenheiro militar, Brigadeiro José da Silva Pais, primeiro governador da Capitania de Santa Catarina (1739-1745), as suas obras tiveram início logo após as da Fortaleza da Ponta Grossa (1740), e, como ela, foi concluída cerca de quatro anos após (BOITEUX, 1912:208 apud CABRAL, 1972:12). Guarnecida, foi artilhada com treze peças, distribuídas em duas baterias à barbeta.
Fonte: Wikipedia.

FOTOS:

PANORAMA 360 GRAUS 1
PANORAMA 360 GRAUS 2

MAIS INFORMAÇÕES:
Iphan
UFSC
Fortalezas
Paulo Roberto Rodrigues Teixeira
Wikipedia
UDESC


2 comments

  1. Carlos Alberto Coelho |

    Descobri no litoral próximo mais vestígios desconhecidos de fortificação de apoio à ilha que está ruindo e sumindo, o que pode ser feito para não se perder e completar a história?

    1. Bom dia,
      Sugerimos que entre em contato com o órgão municipal de salvaguarda do patrimônio cultural.

      IPUF – Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Florianópolis
      Serviço de Patrimônio Histórico – SEPHAN
      [email protected]
      Recepção: (48) 3212-5762

      Atenciosamente,
      Equipe iPatrimônio

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.