Florianópolis – Fortaleza de São José da Ponta Grossa


Imagem: Iphan

A Fortaleza de São José da Ponta Grossa localiza-se entre as praias do Forte e do Jurerê, no litoral de Florianópolis – SC. Na encosta do morro da Ponta Grossa.

IPHAN – Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional
Nome atribuído: Fortaleza de São José da Ponta Grossa
Outros Nomes: Fortaleza da Ponta Grossa; Forte de Ponta Grossa
Localização: Ilha de Ponta Grossa – Florianópolis – SC
Número do Processo: 155-T-1938
Livro do Tombo Histórico: Inscr. nº 55, de 24/05/1938

Descrição: A Fortaleza de São José da Ponta Grossa localiza-se entre as praias do Forte e do Jurerê, no litoral do estado de Santa Catarina, no Brasil. Ergue-se em posição dominante na encosta do morro da Ponta Grossa, a noroeste da ilha de Santa Catarina, dominando a baía Norte.
Projetada e construída pelo brigadeiro José da Silva Pais, primeiro governador da Capitania de Santa Catarina (1739-1745), é um dos vértices do triângulo defensivo da barra da baía Norte da ilha na primeira metade do século XVIII, integrado pela Fortaleza de Santa Cruz de Anhatomirim e pela Fortaleza de Santo Antônio de Ratones. O sistema defensivo foi completado pela Fortaleza de Nossa Senhora da Conceição de Araçatuba, na barra da baía Sul. Juntas, deveriam proteger a ilha de Santa Catarina, consolidando a ocupação do sul da Colônia, e atuando como base estratégica de apoio para a manutenção do domínio português sobre a Colônia do Sacramento.
Fonte: Wikipedia.

FOTOS:

PANORAMA 360 GRAUS 1
PANORAMA 360 GRAUS 2
PANORAMA 360 GRAUS 3

MAIS INFORMAÇÕES:
Prefeitura
UFSC
Fortalezas
Wikipedia
UDESC


Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.