Palhoça – Fortaleza de Nossa Senhora da Conceição de Araçatuba


Imagem: Iphan

A Fortaleza de Nossa Senhora da Conceição de Araçatuba, em Palhoça-SC, foi projetada e construída pelo Brigadeiro José da Silva Pais.

IPHAN – Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional
Nome atribuído: Fortaleza de Nossa Senhora da Conceição de Araçatuba
Localização: Ilha de Araçatuba – Florianópolis-SC
Número do Processo: 943-T-1976
Livro do Tombo Arqueológico, Etnográfico e Paisagístico: Inscr. nº 77, de 08/04/1980

Descrição: A Fortaleza de Nossa Senhora da Conceição de Araçatuba, ou simplesmente Fortaleza de Araçatuba, localiza-se na ilha de Araçatuba, na barra Sul do canal da ilha de Santa Catarina, atual município de Palhoça, no litoral do estado de Santa Catarina, no Brasil.
Projetada e construída pelo Brigadeiro José da Silva Pais, primeiro governador da Capitania de Santa Catarina (1739-1745), fechando a barra da baía Sul, foi a última peça do sistema defensivo da ilha na primeira metade do século XVIII, integrado pelo triângulo defensivo da barra da baía Norte: a Fortaleza de Santa Cruz de Anhatomirim, a Fortaleza de Santo Antônio de Ratones e a Fortaleza de São José da Ponta Grossa. Juntas, deveriam proteger a ilha de Santa Catarina, consolidando a ocupação do sul do Brasil, e atuando como base estratégica para a manutenção do domínio português sobre a Colônia do Sacramento.
Fonte: Wikipedia.

FOTOS:

PANORAMA 360 GRAUS 1
PANORAMA 360 GRAUS 2
PANORAMA 360 GRAUS 3
PANORAMA 360 GRAUS 4

MAIS INFORMAÇÕES:
Wikipedia
Iphan
UFSC
Fortalezas
UDESC


Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.