Rio Pardo – Calçamento de Pedra


Imagem: Paulo rsmenezes

O Calçamento de Pedra da Rua Júlio de Castilhos, em Rio Pardo – RS, é um dos primeiros do estado. Inicialmente chamada de Rua Direita.

IPHAN – Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional
Nome atribuído: Calçamento de Pedra, antigo, da Rua da Ladeira, abrangendo o trecho situado entre a esquina da R. Andrade Neves e a Praça da Matriz
Localização: R. Andrade Neves – Rio Pardo – RS
Número do Processo: 521-T-1955
Livro do Tombo Histórico: Inscr. nº 311, de 16/03/1955

Descrição: A Rua Júlio de Castilhos é uma das primeiras vias pavimentadas no Rio Grande do Sul. Inicialmente chamada de Rua Direita, foi sucessivamente chamada Rua do Imperador e Silveira Martins, atualmente Júlio de Castilhos. A pavimentação foi executada por escravos, no ano de 1813, com pedras retiradas do rio Jacuí. A rua foi idealizada conforme a Via Appia Romana, com escoamento de águas fluviais pelo centro. Em suas esquinas, há frades de pedra, que eram utilizados para amarrar cavalos.
A Rua da Ladeira, como também é chamada, serviu para ligar o alto da Fortaleza, onde nasceu a cidade, com a parte propriamente residencial, pois a zona comercial ficava quase toda nas proximidades da praia e ruas vizinhas a ela. Seu calçamento também facilitava a subida das cargas chegadas pelo Rio Pardo ao centro da cidade.
Fonte: Prefeitura Municipal.

Descrição: O tombamento abrange o trecho situado entre a esquina da R. Andrade Neves e a praça da Matriz.
Fonte: Iphan.

FOTOS:

PANORAMA 360 GRAUS

MAIS INFORMAÇÕES:
Wikipedia
Prefeitura


Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.