Niterói – Museu Antônio Parreiras


Imagem: Marcilio.carmo

Primeiro museu brasileiro dedicado a um só artista, foi inaugurado em 1942 com o intuito de preservar e divulgar a obra do pintor Antônio Parreiras.

IPHAN – Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional
Nome atribuído: Edifício-sede do Museu Antônio Parreiras, à R. Tiradentes, nº 47, em Niterói, incluindo toda a área arborizada integrante da mesma propriedade, com as dimensões e confrontações constantes da planta que instruiu o processo
Localização: Niterói-RJ
Número do Processo: 728-T-1964
Livro do Tombo Histórico: Inscrito em 04/1967

Descrição: Primeiro museu brasileiro dedicado a um só artista, foi inaugurado em 1942 com o intuito de preservar e divulgar a obra do pintor Antônio Parreiras. Nascido em Niterói em 20 de janeiro de 1860, Antônio Parreiras formou-se em desenho na Academia Imperial de Belas Artes.
Em 1888, mudou-se para Veneza, onde foi influenciado por mestres como Guardi e Canalleto. Sua carreira foi intensa e bem-sucedida tanto no Brasil quanto no exterior, de 1884 até sua morte, em 17 de outubro de 1937. Destacam-se as telas com paisagens, representação de fatos históricos e figuras humanas, especialmente mulheres.
O museu está instalado na casa onde morou o artista plástico. Construído em 1894 pelo arquiteto Ramos de Azevedo, todo o conjunto arquitetônico e paisagístico foi tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional em 1967. O prédio tem estilo eclético e um acervo permanente com obras do pintor e de outros artistas.
Os jardins são utilizados para atividades educativas e lazer dos visitantes. Também fazem parte do museu outras duas construções, erguidas depois da casa principal: o ateliê onde trabalhava Antônio Parreiras e morava seu filho, Dakir; e a Vila Olga, casa destinada à filha, Olga, e transformada em reserva técnica em 1994.
Fonte: Secretaria de Estado de Cultura.

FOTOS:

MAIS INFORMAÇÕES:
Secretaria de Estado de Cultura
Site da instituição
Wikipedia


Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.